Presidente da República: «Linda de Suza fica na nossa memória como exemplo de determinação e de fidelidade»

Nota de condolências publicada na página da Presidência da República

«Linda de Suza fica na nossa memória como exemplo de determinação e de fidelidade. Foi um ícone francês da imigração portuguesa e, portanto, um ícone de Portugal», escreve o Presidente da República, numa nota de condolências publicada na página oficial.

Linda de Suza morreu hoje, em França, aos 74 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa recorda que «Teolinda de Sousa Lança, que ficou conhecida artisticamente como Linda de Suza, foi uma figura a vários títulos emblemática».

Nascida em 1948, «de condição modesta, procurou melhor sorte noutras paragens, acompanhando uma das maiores vagas migratórias portuguesas», acrescenta.

«Em França, a que chegou, já mãe, em 1970, tornar-se-ia “a portuguesa” por excelência, dado o seu sucesso como cantora a partir do final da década de 70, que lhe proporcionou discos de ouro e platina e concertos no Olympia», diz ainda o Chefe de Estado na sua nota.

Ao longo dos anos, «manteria sempre explícitas, nos muitos álbuns e singles que gravou, as referências ao seu país de origem e à sua odisseia pessoal, simbolizadas na expressão “mala de cartão” (a única bagagem que levou consigo), título que usaria para um livro autobiográfico, depois adaptado para uma série televisiva», sublinha o Presidente.

Marcelo Rebelo de Sousa termina: «a seu filho e netos apresento as minhas sentidas condolências».

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub