Ourique aprova Orçamento Municipal de quase 17 milhões de euros

Orçamento prudente em «tempo de incertezas»

O Orçamento e de Grandes Opções do Plano para 2023 da Câmara de Ourique, com um valor global de 16.895.700 euros, foi aprovado em Assembleia Municipal, com os votos a favor do PS, contra do PSD e abstenção do PCP.

Em nota de imprensa, a autarquia salienta que «manterá um amplo conjunto de apoios sociais para as crianças, os jovens, as famílias e a população sénior», enquanto investe mais de 1,5 milhões de euros na educação, incluindo a conclusão da requalificação da Escola EB2,3 S de Ourique, a requalificação da zona exterior da Escola EB1 de Santana da Serra, entre outros projetos e iniciativas.

Aém dos apoios sociais e da educação, o orçamento municipal consagra ainda importantes investimentos na geração de habitação a preços acessíveis, quer pela adaptação de edifícios existentes, quer pelo desenvolvimento de um loteamento para construção de raiz, num impulso que se integra na Estratégia Local de Habitação, apoiada pelo governo.

Desde 2021, Ourique tem estado a reduzir os impostos municipais de forma gradual, conforme compromisso eleitoral, com impactos no IRS, no IMI e na Derrama.

Manifestando-se consciente «da importância das dinâmicas da economia local para a criação de emprego, a valorização do potencial do mundo rural e geração de riqueza», o Orçamento consagra «relevantes investimentos» no projeto do Centro Empresarial de Ourique, que permitirá «acolher novos projetos empresariais e responder a necessidades existentes».

O documento inclui ainda verbas para o desenvolvimento de empreitadas, arruamentos e de asfaltamentos em todo o concelho e para a requalificação da Estrada Municipal 515 (IC1-Aldeia de Fernandes-limite do concelho de Ourique).

Avança também a 2ª fase da reabilitação urbana do Centro Histórico de Ourique, a requalificação urbana da Rua de Ourique e da Rua Dr. Manuel Loução Martins, em Garvão,a construção de laguna e arranjo na zona envolvente e ainda a construção de Casa Mortuária em Ourique, entre outros projetos.

O Orçamento Municipal para 2023 «manterá as marcas de rigor, de foco nas pessoas e de valorização do território, com ideias, projetos e iniciativas que prosseguem de anos anteriores e novos projetos, sem nunca perder de vista a possibilidade de aproveitar novas oportunidades de financiamento para melhorar a qualidade de vida e atratividade do concelho», garante o Município.

«Num tempo de incertezas, é um orçamento que dá margem ao município para responder às necessidades correntes, afirmar novas ambições e manter a margem de liberdade para agir perante as dificuldades e as emergências», conclui a Câmara Municipal de Ourique.

 



Comentários

pub