Mértola pede «intervenção urgente» para garantir cuidados médicos básicos

Autarquia já começou a tomar medidas

Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Câmara Municipal de Mértola não se resigna perante a falta de médicos no Centro de Saúde e pede uma «intervenção urgente» para garantir cuidados médicos básicos. 

«O estado do país, a nível de saúde, é muito mau e nunca se deveria ter chegado a este nível», frisa Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola, referindo que neste município do Baixo Alentejo já foram tomadas medidas locais para que a situação não se agrave.

Neste momento, a autarquia já comparticipa a renda da habituação de uma médica para evitar que esta se desloque para outra localidade, e  encontrando-se em conversações com mais dois profissionais para serem contratados pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

De acordo com Mário Tomé, a vinda destes profissionais de saúde só será possível com apoios ao nível de transporte e alojamento, mais uma vez facultados pela autarquia, sendo que «estas situações não se coadunam com as atividades que o município deve exercer», realça.

Após várias reuniões com todas as instituições (Ministério da Saúde, ULSBA, diretor do Centro de Saúde de Mértola), nas quais foi apresentado o ponto de situação dos cuidados de saúde em Mértola, a Câmara alerta que se viu obrigada a realizar estas diligências para garantir os serviços de saúde dos munícipes.

«É necessária uma intervenção urgente a este nível, da parte das entidades competentes, de forma a garantir os cuidados médicos básicos a toda a população do concelho», remata a autarquia.

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



 

Comentários

pub