Mértola aprova orçamento de 25,4 milhões para 2023

Estão previstos projetos como o Lar de S. Miguel do Pinheiro, a Estação Biológica de Mértola, a Galeria da Biodiversidade, o Centro de Patrimónios ou o novo Centro Escolar de Mértola

A Câmara de Mértola aprovou, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2023, com um montante total de 25,4 milhões de euros.

As áreas estruturantes compreendem projetos como o Lar de S. Miguel do Pinheiro, a Estação Biológica de Mértola, a Galeria da Biodiversidade, o Centro de Patrimónios ou o novo Centro Escolar de Mértola.

A autarquia destaca também «um importante reforço das medidas de apoio social às famílias e pessoas com maior vulnerabilidade face às condições adversas do atual contexto socioeconómico global e para o investimento afeto à Estratégia Local de Habitação, um dos eixos estratégicos fundamentais para a qualidade de vida das pessoas e fixação de população».

O orçamento também engloba «infraestruturas de base ao nível da rede de águas, saneamento, qualificação dos espaços urbanos nas freguesias e rede viária, com destaque para a projeção da ligação transfronteiriça Mértola-Pomarão».

Ao nível da promoção da economia local, está prevista a requalificação da designada área dos “Bernardinos” e a elaboração dos projetos técnicos para a implementação da Nova Zona Industrial de Mértola.

«Também a aposta na ativação dos nossos produtos endógenos com projetos de valorização para o agroalimentar, o setor dos vinhos, a caça, a agricultura e pecuária, com um enfoque claro na sustentabilidade. No campo do Turismo, a continua aposta na afirmação de Mértola como um destino de turismo sustentável com projetos estruturantes como a Estação Náutica de Mértola, o Geoparque do Vale do Guadiana e a candidatura a Património da Humanidade», diz a autarquia.

«Ao nível da regeneração urbana e salvaguarda do património cultural edificado, destaque para as intervenções no centro histórico de Mértola associadas à Estratégia Local de Habitação, ao novo regulamento de subvenções de apoio, à intervenção de requalificação da estrada da Ribeira ou à elaboração dos diagnósticos e projetos de conservação do Castelo e Muralhas de Mértola; e destaque também para a regeneração urbana na Mina de S. Domingos e Pomarão com obras significativas como a rua Catarina Eufémia, o Mercado Municipal, o Campo Cross Brown ou a Área de Serviço para Autocaravanas».

No campo da Cultura, há uma aposta na programação «ao longo do ano, marcada por eventos e grande dimensão e notoriedade como o Festival Islâmico Mértola e a Feira da Caça».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub