Marcelo Rebelo de Sousa foi a Odemira lembrar «a importância da integração dos imigrantes»

Ontem, dia 24 de Dezembro

Marcelo Rebelo de Sousa esteve ontem, véspera de Natal, em Odemira, onde contactou com a comunidade imigrantes deste concelho do Litoral Alentejano, que enfrentam dificuldades económicas e socias. Durante a visita, o Presidente da República realçou a importância da integração dos imigrantes na sociedade portuguesa.

O chefe de Estado português ouviu histórias da boca de vários imigrantes, referindo que as pessoas «acordaram um bocadinho para situações que tinham, de repente, aumentado de forma brutal. A resposta que está a ser dada pela autarquia é fundamental, está a ser muito rápida, e as pessoas perceberam que tinham de mudar de comportamento, porque o desafio era novo, era enorme e há um principio fundamental que é assegurar a dignidade da vida das pessoas», disse aos jornalistas, à margem da visita.

Quanto à razão para ter ido a Odemira na véspera de Natal, o Presidente da República disse que achou «que era importante mostrar como é Portugal. E aquilo que vimos hoje aqui é Portugal».

Salientou ainda que conversou com jovens imigrante que falam «português muito bem, o que significa que a inclusão e a homogeneidade social ganham muito com os papéis dos mais novos».

 

 



Comentários

pub