Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Margarida Tengarrinha, António Feu, Helder Mendes e José Gameiro são os quatro primeiros sócios honorários designados pelo Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP).

A decisão foi aprovada esta sexta-feira, dia 9, em Assembleia Geral, pelos sócios do GAMP, por unanimidade e aclamação.

Na cerimónia apenas estavam presentes o antigo realizador da RTP e mergulhador Helder Mendes, bem como o diretor científico do Museu de Portimão José Gameiro.

maozorra

De acordo com os estatutos do Estatutos do GAMP, os sócios honorários são «personalidades e entidades de renome nacional ou internacional, cuja ação notável esteja de acordo com os objetivos da associação GAMP».

Margarida Tengarrinha, sócia fundadora e vice-presidente da Assembleia Geral do GAMP, foi distinguida com esse estatuto «pelo seu exemplo de vida de resistência e de grande sacrifício pessoal pela causa da liberdade e pela defesa dos direitos dos mais desprotegidos».

«No campo cultural e cívico, para além de ter sido sua a primeira exposição temporária deste Museu -“Metamorfoses”- aquando da sua inauguração, o seu percurso ligado às artes visuais, ao ensino, à investigação, à história da região é bastante relevante».

«O seu gesto, enquanto doadora de várias obras de arte da sua autoria e de pintores algarvios, como Samora Barros, ao Museu de Portimão, é demonstrativo de uma intervenção particularmente meritória e altruísta, cumprindo-se assim o objetivo desta proposta de designação como sócia-honorária».

António Feu é o atual presidente da Assembleia-Geral do GAMP. «Além da sua notável carreira desportiva nas mais variadas modalidades, possui uma forte ligação a este museu e à sua antiga fábrica, como ativo e dinâmico industrial da “Sociedade Feu Hermanos”, pela sua intensa colaboração no desenvolvimento do conhecimento histórico, em especial da atividade conserveira».

«Dentro do seu contributo para o enriquecimento das coleções e do património cultural do Museu de Portimão, merece especial destaque a importante doação do documentário “O Jogo da Sardinha”, realizado nas suas fábricas de Santo António e São Francisco, em exibição no núcleo “ A Vida Industrial e o Desafio do Mar” da exposição principal: “Portimão:Território e Identidade“».

Como sócio-fundador do Grupo de Amigos do Museu de Portimão, António Feu «ilustre cidadâo, é uma forte referência para a nossa associação, preenchendo todas as características para esta designação».

 

Sul Informação

 

O terceiro sócio honorário é «o antigo realizador da RTP, o historiador Helder Mendes, pelo seu relevante contributo, com particular destaque para o conhecimento do património marítimo e subaquático, não apenas do estuário do Rio Arade, mas  do Algarve e de todo o país».

«As suas tertúlias aqui realizadas  “Os Barcos do Rio Arade“, “Almadrava – A Pesca do Atum”” e “Homens na Falésia” foram disso excelentes exemplos e autênticas lições de história».

«Igualmente relevante foi a oferta do seu documentário “Os Barcos do Arade”, aquando das dragagens dos anos 70 e patente no núcleo expositivo “Rio Arade: uma Porta para o Mediterrâneo”, bem como a doação de uma ânfora romana por si recuperada no nosso contexto subaquático, atualmente depositada no Museu e enriquecendo a coleção arqueologica».

«Além das várias distinções cinematográficas nacionais e internacionais p.ex. no Concurso de Documentarios da Natureza da União Europeia, Helder Mendes é por todas estas razões merecedor desta designação como sócio honorário».

O quarto sócio honorário é José Gameiro, o atual diretor científico do Museu de Portimão e um dos principais responsáveis pela criação e instalação deste Museu, inaugurado a 17 de maio de 2008».

«Considerado pela APOM-Associação Portuguesa de Museologia como “Museólogo do Ano 2022”, esteve desde sempre ligado à museologia nacional e europeia, como membro da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus ICOM Portugal, sendo convidado em 2011, após a atribuição do Prémio Conselho da Europa em 2010 ao Museu de Portimão, para integrar o Júri do Prémio Museu Europeu do Ano e do Prémio Museu Conselho da Europa, tendo sido nomeado presidente do referido Júri entre 2015 e 2018».

«Pertence ao Grupo Coordenador da RMA-Rede de Museus do Algarve e é membro da Secção dos Museus, da Conservação e Restauro e do Património Imaterial (SMUCRI) do Conselho Nacional de Cultura, tendo sido convidado enquanto personalidade de reconhecido mérito».

A Assembleia Geral do GAMP, que decorreu no auditório do Museu de Portimão, serviu ainda para aprovar, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento, para o ano de 2023, bem como uma alteração ao artigo 15º dos Estatutos, permitindo que os membros da direção possam ser eleitos por mais de três mandatos sucessivos.

 

Sul Informação

 



lagos eventos
zoomarine

Também poderá gostar

Igreja Nossa Senhora da Conceição4

Semana aberta do Museu Municipal de Loulé destaca conservação e restauro

Cartaz Há Espiga DOC

Documentário “Há Espiga?!” estreia perante a sua comunidade em São Brás de Alportel

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos