22 pessoas detidas em Beja e Moura por furto de quatro toneladas de azeitona

Detenções feitas pelos Postos Territoriais de Barrancos, Cuba, Moura e Vidigueira da GNR

22 homens, entre os 19 e os 59 anos de idade, foram detidos por furto de azeitona, nos concelhos de Beja e Moura.

Numa primeira situação, no dia 18 de dezembro, no concelho de Moura, no âmbito de uma denúncia por furto de produtos agrícolas, os militares da Guarda deslocaram-se ao local e apuraram que dois suspeitos, de 19 e 20 anos, apanharam a azeitona sem consentimento do proprietário do olival.

Diligências policiais imediatas, permitiram localizar e deter os suspeitos nas proximidades, tendo sido apreendidos 161 quilos de azeitona, uma máquina manual para apanha de azeitona e uma viatura.

Numa segunda situação, ainda no dia 18 e no mesmo concelho de Moura, após denúncia, a GNR apanhou quatro suspeitos, entre os 19 e os 23 anos, que estavam a apanhar azeitona, sem autorização do dono do terreno. Os quatro foram detidos e apreendidos 180 quilos de azeitona e uma viatura.

No dia 19, no âmbito de uma fiscalização rodoviária no concelho de Moura, a GNR detetou o transporte de azeitona, em sacos, numa viatura ligeira. Questionados os ocupantes da viatura sobre a proveniência das azeitonas, não conseguiram justificar a sua proveniência. Por haver suspeitas de furto, as duas pessoas, de 26 e 31 anos, foram detidas, tendo sido apreendidos 1123 quilos de azeitona e uma viatura.

Já no dia 22 de dezembro, novamente no concelho de Moura, no âmbito de uma denúncia, os militares da GNR detiveram, em flagrante, cinco homens que estavam a apanhar azeitona, sem que para tal se encontrassem autorizados pelo proprietário. Foram detidos os hoimens, com idades entre os 26 e os 59 anos, bem como apreendidos 885 quilos de azeitona, duas viaturas, duas máquinas manuais de apanha de azeitona, uma caixa com ferramentas e cinco baldes de plástico.

Ainda no dia 22, mas já no concelho de Beja, também no âmbito de uma denúncia, a GNR apanhou nove suspeitos, entre os 20 e 59 anos, que estavam a furtar azeitona. Foram detidos, tendo sido apreendidos 1960 quilos de azeitona.

Os 22 detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados aos Tribunais Judiciais de Moura e de Beja.

A GNR relembra que «a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património».

No âmbito da operação “Campo Seguro 2022”, a GNR leva a cabo ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto de propriedades/explorações agrícolas, bem como de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas.

 



Comentários

pub