Vidigueira vai celebrar S. Martinho com abertura simultânea das talhas

Trata-se da primeira edição da iniciativa

Vidigueira vai, organizar, pela primeira vez, a 11 de novembro, no Dia de S. Martinho, uma abertura simultânea de talhas. E assim, no mesmo dia e à mesma hora (15h00), um conjunto de adegas e tabernas do concelho abrem as suas talhas e provam o vinho novo.

O evento vai decorrer em Vila de Frades, em dez locais aderentes: Adega ACV Vinho de Talha, Adega Galante, Adega Gerações da Talha, Adega JMC, Adega Luís Carapeto, Adega Museu Cella Vinária Antiqua, Adega Natus, Adega Talha Máfia, Restaurante País das Uvas e Taberna António Francisco.

A autarquia de Vidigueira explica que se trata “de uma iniciativa realizada pela primeira vez, mas que tem como objetivo a sua continuidade, de forma constituir, anualmente, um momento alto de festa”.

“Pretende-se, assim, celebrar esta técnica milenar de fazer vinho em talhas de barro que, ao longo dos tempos, foi sendo passada de geração em geração, de forma a preservar, até aos dias de hoje, este processo de vinificação desenvolvido pelos romanos”, destaca o município.

O evento insere-se no plano estratégico de promoção e salvaguarda da prática tradicional de produção de Vinho de Talha, da responsabilidade da autarquia, que passa pela dinamização de diversas outras ações e iniciativas, de forma que aquele “produto âncora” acrescente valor à dinamização económica e turística daquele território, através da valorização dos recursos já existentes e da criação de novas oportunidades.

O município de Vidigueira lidera o processo de candidatura da prática tradicional de produção de Vinho de Talha, com a pretensão do seu reconhecimento como Património Cultural Imaterial da Humanidade, bem como, o processo de criação e implementação da Rota do Vinho de Talha.

 

 

 

 



Comentários

pub