Ourique celebra 8.º aniversário do cante alentejano nas escolas

Projeto está a ser liderado pelo professor José Diogo Bento

O Município de Ourique está a celebrar o 8.º aniversário do cante alentejano nas escolas.

Esta é uma iniciativa levada a cabo com o compromisso de valorizar as marcas de identidade e concretizar respostas de proximidade que contribuem para o desenvolvimento individual e comunitário.

Assente nesta premissa, o Município, através de um projeto liderado pelo professor José Diogo Bento, apostou nos últimos anos, na introdução em contexto escolar de Oficinas de Cante Alentejano integradas no projeto educativo municipal, cujo objetivo é «valorizar a cultura popular tradicional e incentivar os mais novos a dar continuidade ao cante alentejano, numa abordagem lúdica e pedagógica, sublinhando a importância da valorização da educação pela arte».

Em nota, a autarquia frisa que o «cante alentejano é uma expressão singular do sentir e da expressão dos Baixo Alentejanos, reconhecida pela UNESCO como património da humanidade, que integra as dinâmicas da comunidade educativa».

No âmbito das comemorações, foram gravados e serão disponibilizados um conjunto de vídeos de Cante Alentejano com os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo das escolas do concelho que podem ser consultados no Facebook do Município.

Ourique tem como objetivo continuar a concretizar respostas para as pessoas, construir soluções para o território e procurar valorizar os recursos próprios com novas oportunidades de financiamento e de melhoria das condições de vida no concelho.



Comentários

pub