Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
joana espadinha ao vivo no tempo

A inauguração do Monumento ao Cante Alentejano, em Odemira, está agendada para dia 27 de Novembro, às 10h30, na Quinta da Estrela, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Cultura Pedro Adão e Silva.

A iniciativa acontece, simbolicamente, no dia em que o Cante Coral Alentejano foi classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em 2014.

Através deste monumento, da autoria do escultor Fernando Fonseca, e cuja execução esteve a cargo da empresa Gate7, o Município de Odemira presta homenagem ao Cante Alentejano e aos seus intérpretes, perpetuando a sua memória e incentivando as novas gerações a manterem viva esta prática expressiva tradicional.

Banner lateral albufeira

A escultura consiste num grupo coral de dimensões monumentais: 12,5 metros de comprimento, 6 metros de altura e mais de 14 toneladas de peso.

A cerimónia contará com as participações dos Grupos Corais de Odemira, São Luís, Vila Nova de Milfontes, Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Os Ganhões de Castro Verde, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e o Grupo Coral Infantil de Odemira Cá se Canta.

A exposição de fotografia “Cante – Alma do Alentejo”, da autoria da fotojornalista Ana Baião, e cedida pelo Museu do Cante Alentejano / Município de Serpa, patente ao público junto à Casa do Povo de Odemira, faz ainda parte do programa.

Este momento será aberto à comunidade e terminará com um almoço-convívio, no Jardim Ribeirinho do Mira, a partir das 12h30.

Sul Informação



lagos marchas populares
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Hastear da bandeira, concertos e teatro marcam Dia do Município de Santiago do Cacém

Festa do Livro em Santiago do Cacém dedicada aos valores da multiculturalidade

Sul Informação - Terras sem Sombra ruma a Mourão, entre música do Atlântico, património secular e touros de lide

Terras sem Sombra ruma a Mourão, entre música do Atlântico, património secular e touros de lide

Sul Informação - Festival Quintais Adentro leva música a três freguesias de Odemira

Quintal da Música volta a ser o palco da animação de Verão em Odemira