Moura volta a erguer Árvore da Partilha para assinalar Dia da Pessoa com Deficiência

Com decoração sustentável

A Câmara de Moura volta a erguer a Árvore da Partilha para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de Dezembro. 

Para realizar as decorações, a Ludoteca Municipal de Moura recebeu as crianças da Creche Amor-Perfeito, do Centro Infantil de Nossa Senhora do Carmo, dos Jardins de Infância e dos estabelecimentos escolares de 1º Ciclo de Ensino Básico da cidade, alunos da Escola Secundária de Moura (CAA e GAAF), da Escola Profissional de Moura e do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – secção de Moura, utentes da APPACDM, da Fundação São Barnabé, do Lar de São Francisco e alunos da Universidade Sénior.

Para a decoração da Nossa Árvore de Natal, colocada em Amareleja, o polo da Ludoteca e da Biblioteca Municipal desta freguesia recebeu crianças da Creche Bem-Me-Quer, da Escola Básica Integrada de Amareleja (JI e 1oC, 2oC e 3o C), e utentes do Centro Social de Amareleja.

Cumprindo o seu objetivo verde e respeitando a regra dos três R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), este ano foram utilizadas, em Moura, 2000 garrafas plásticas, 1000 embalagens de iogurte, 500 garrafões e 3500 tampas plásticas. Em Amareleja usou-se 1200 unidades (garrafas
plásticas e de iogurte, e garrafões), que foram transformadas pelos participantes e que irão dar brilho às duas árvores.

 

 

A defesa do Planeta foi a temática trabalhada, através da leitura do livro “Carta aos líderes do Mundo” de Maria Inês Almeida, Flávia Lins e Silva e ilustração de Fábio Miraglia.

A Árvore da Partilha será erguida na próxima segunda-feira, 5 de Dezembro, às 10h00, no Largo General Humberto Delgado, em Moura. Já a Nossa Árvore de Natal é erguida no dia 6, também às 10h00, junto à Torre do Relógio, em Amareleja.

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Moura e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Moura renovam os acordos de colaboração no âmbito das Atividades Socialmente Úteis.

O projeto tem como como objetivo promover a inclusão em contexto de trabalho dos utentes da APPACDM e implica que a Câmara Municipal de Moura acolha, durante um ano, seis pessoas com deficiência que  ficam integrados em várias áreas do município: biblioteca, ludoteca, piscina, serviços de pinturas e jardins.

A assinatura dos protocolos realiza-se no dia 5 de Dezembro, às 15h30, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Moura.



Comentários

pub