Moura: Santo Aleixo volta a celebrar a Restauração no 1º de Dezembro

Povo desta localidade de Moura teve «um papel crucial» na restauração da independência em 1640

O papel crucial do povo de Santo Aleixo da Restauração nas batalhas contra os espanhóis que garantiram a Restauração da Independência de Portugal a 1 de Dezembro de 1640, volta a ser celebrado nesta freguesia do concelho de Moura, com uma sessão solene e música.

Há 382 anos, «o povo de Santo Aleixo teve um papel crucial durante as batalhas contra os espanhóis, estando a sua coragem homenageada no monumento situado na Praça da Restauração, naquela freguesia do concelho de Moura, bem como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa», segundo a Câmara de Moura.

No próximo dia 1 de Dezembro, a festa começa às 10h30 com a receção à banda do Círculo Artístico Musical Safarense.

Às 10h45 terá lugar o içar da bandeira, seguindo-se, às 11h00 as intervenções de Francisco Candeias, presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, do historiador José Joaquim Chaparro, e de Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura.

Às 12h00 haverá convívio popular com a atuação do Grupo Coral Feminino Associação Sol da Vida.

As comemorações do 1º de Dezembro, promovidas pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, «pretendem assinalar a heroicidade dos santoaleixenses nas batalhas contra os espanhóis».

 

 



Comentários

pub