Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro, é o novo representante da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) no Algarve. A novidade foi anunciada por João Neto, presidente da APOM, esta sexta-feira, em Olhão, durante as Jornadas da Rede de Museus algarvia.
«A APOM continua a inovar, a ter lanças em África mais eficazes», disse João Neto, que desejou a Marco Lopes «muita paciência e muita fé».
O presidente da APOM, que foi um dos oradores das Jornadas, recordou o trabalho da anterior representante, Maria Luísa Francisco, mas sublinhou que «é preciso renovar os quadros».
Em declarações ao Sul Informação, e abrindo um pouco o véu em relação às novidades, Marco Lopes acrescentou que o objetivo é «fazer um refrescar da mensagem, criar maior proximidade da APOM com os profissionais da área», trabalhando também para que «haja um reconhecimento mais formal do seu papel».
O museólogo acrescentou que a APOM «está a implementar um projeto para levar um pouco da sua mensagem pelo território nacional, fazendo ações localizadas em alguns distritos». A próxima sessão será no Algarve, no Museu de Lagos, em Janeiro.
Marco Lopes anunciou igualmente que «vai haver novas regras para os prémios APOM», cujos pormenores serão anunciados em breve.
