“Loulé na linha do tempo” regressa no dia 19 de Novembro, às 15h00, ao Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães, com a conferência “Obras públicas no termo de Loulé (Séculos XVI a XVIII)”, apresentada por Marco Sousa Santos.
Em nota, a autarquia frisa que em Loulé, tal como noutras vilas e cidades de Portugal, o período moderno ficou marcado pela execução de inúmeras obras de natureza pública que incluíram, por exemplo, a construção e manutenção de equipamentos e infraestruturas tais como fontes, chafarizes, calçadas, estradas, pontes, e também edifícios públicos tais como a cadeia o alpendre ou as casas da câmara.
O orador da conferência pretende assim responder a questões como: com que frequência se executaram obras deste tipo, quem assumiu a responsabilidade pela sua execução ou como foram angariados os materiais, a mão-de-obra e o dinheiro para as concretizar.
Marco Sousa Santos é licenciado em Património Cultural e mestre em História da Arte, pela Universidade do Algarve, e atualmente doutorando pela Universidade de Coimbra.
Além disso, é vencedor de alguns prémios na área da historiografia, e também autor de livros e artigos sobre temas relacionados com a arquitetura religiosa portuguesa da época Moderna e com a história e património da região algarvia.