Jerónimo Heitor Coelho apresenta em Alvito o livro “Adegas do Alentejo 2”

Trata-se de um livro que “tem de ser apreciado como quem aprecia um bom vinho ou uma boa paisagem”

A Pousada do Castelo de Alvito será palco, esta terça-feira, 29 de Novembro, às 18h00, do lançamento e apresentação do livro “Adegas do Alentejo 2”, do fotógrafo Jerónimo Heitor Coelho, onde se dá a conhecer as adegas e a sua arquitetura.

Este livro, como descreve o autor, e à semelhança das suas anteriores obras, usa “Escrita com Luz num realismo mágico”. Trata-se, por isso, de um livro que “tem de ser apreciado como quem aprecia um bom vinho ou uma boa paisagem”.

Está marcada nestas fotografias toda a essência do Alentejo, das suas gentes e dos seus costumes. Como diz o autor: “a força criadora das gentes que molda a paisagem, a paisagem que molda a feição de ser das suas gentes. Tudo captado pela sua forma de ver e de sentir”.

Este livro, como projeto fotográfico, documental e artístico, é uma viagem pelas Adegas do Alentejo, à procura da sua essência que se manifesta em várias dimensões criativas: a expressão e identidade arquitetónica dos espaços, a força estética da paisagem vinícola envolvente, a humanização dos rostos que fazem o vinho a partir da cepa e que são, em largo sentido, o seu próprio rosto.

Jerónimo Heitor Coelho é natural de Vila Nova da Baronia, concelho de Alvito, e vive atualmente em Évora. Tem recebido inúmeras condecorações e prémios nacionais e internacionais pelo seu trabalho.

Não sabe ao certo se foi ele que descobriu a fotografia ou se foi a fotografia que o descobriu a ele. Seja como for, começou a fotografar com 12 anos numa actividade escolar. Num desses dias entrou num laboratório fotográfico e parece que nunca mais saiu. A paixão foi mais forte…até hoje.

 

 



Comentários

pub