A «Guadiana Academy», uma atividade do projeto Choose Guadiana que pretende capacitar e qualificar com o intuito de melhoria, especialização e diversificação da oferta, já está em marcha.
Segundo a Associação Odiana, que promove a ação, esta pretende também dar a conhecer e importar boas práticas, com a devida adequação ao território do Baixo Guadiana algarvio.
Na vertente da qualificação, foi desenvolvida uma capacitação na área da «Economia Azul» e está a decorrer atualmente um conjunto de capacitações online nas áreas de liderança, marketing digital, tecnologias, animação turística e atendimento.
Na vertente do benchmarking e benchlearning, foram concluídas em Novembro um conjunto de B2B e visitas in situ a casos de sucesso nacionais que acarretam mais-valias à economia local e na competitividade dos produtos e empresas.
Com ênfase nos produtos sal e flor de sal, foi levada a cabo uma visita à «Expoalimenta», em Matosinhos, e ao território de Cádiz, Espanha. Neste último caso, o objetivo foi conhecer as metodologias e explorar parcerias em termos da salinicultura.
Na área de desenvolvimento náutico em Barragens, foi visitado o território do Alqueva, «numa ótica de agregação de ofertas, desde os desportos náuticos, pesca desportiva, serviços turísticos e estruturas adjacentes».
No que concerne à componente náutico desportiva, foi promovida «uma visita ao conceituado Centro de Alto Rendimento do Pocinho em Vila Nova de Foz Côa, cuja finalidade é a otimização do rendimento desportivo».
A Guadiana Academy é frequentada pelo conjunto de empresários e entidades aderentes do projeto Choose Guadiana, onde se incluem entidades e empresas de animação turística, desportiva, construção e reparação naval, pesca desportiva e demais, tendo como meta a promoção e potenciação da economia local.
Esta atividade é promovida pela Associação Odiana e integrada no projeto «Guadiana Academy», apresentado ao Aviso ALG-53-2018-22 e financiado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020 (SIAC Qualificação).