Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner desporto portimao

«Esta é daquelas obras que não queremos inaugurar tão cedo», gracejou Luís Alberto, presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, na assinatura do contrato inter-administrativo entre esta autarquia e a Câmara Municipal de Lagoa, para a gestão da nova Casa Mortuária da vila.

O contrato foi assinado, no feriado de 1 de Novembro, entre os presidentes da Junta de Ferragudo e do Município de Lagoa.

Luís Alberto salientou que a nova Casa Mortuária vem «retirar o equipamento do sítio onde estava, junto à igreja, onde não tinha condições e até causava problemas, nomeadamente de trânsito».

ideias negocios

O novo equipamento, «moderno, acessível» e classificado como «uma mais-valia para a vila», foi construído de raiz frente ao Cemitério de Ferragudo.

 

Sul Informação

 

Para mais, trata-se de um equipamento «ecuménico», como lembrou o presidente da Câmara Luís Encarnação, já que a sala interior, onde terão lugar os velórios, «não tem qualquer símbolo religioso».

A Casa Mortuária irá, assim, proporcionar «comodidade no último tributo aos amigos e familiares de falecidos, crentes ou não crentes, num espirito ecuménico proporcionado pela arquitetura, enquadramento e mobiliário».

Comentando a passagem da gestão do novo equipamento da Câmara para a Junta de Freguesia, Luís Encarnação sublinhou que «quem está mais perto das populações é que deve assumir a responsabilidade».

 

Sul Informação

 

A assinatura do contrato inseriu-se nas comemorações do 23º aniversário da elevação de Ferragudo a vila, que se assinalou no passado dia 1 de Novembro.

Além do habitual hastear das bandeiras, desta vez com a presença de dois agrupamentos de escuteiros, o 413 de Ferragudo e o 511 de Lagoa, abrilhantado pela fanfarra deste último, homenagearam-se, durante a manhã, os antigos combatentes sepultados no cemitério da vila.

A tarde iniciou-se com uma Assembleia de Freguesia extraordinária, com um único ponto na ordem de trabalhos, o de deliberar sobre o contrato inter-administrativo entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Lagoa, com vista à gestão da nova Casa Mortuária da vila, que viria a ser assinado pouco depois, em cerimónia na antiga Casa do Compromisso Marítimo.

Seguiu-se a apresentação do novo branding de Ferragudo.

O dia encerrou com um set de DJ, ao pôr do sol, no Largo Rainha D. Leonor, com o DJ Alexandre Ramos e saxofonista Luis Raposo.

 

Sul Informação

 

Sul Informação

 



Banner lateral albufeira
joana espadinha ao vivo no tempo

Também poderá gostar

Sul Informação - Lagoa investe na mobilidade pedonal com novo percurso entre a Rocha Brava e a Praia do Carvalho

Lagoa investe na mobilidade pedonal com novo percurso entre a Rocha Brava e a Praia do Carvalho

Flores Estômbar

Estômbar recebe oficina sobre utilização de Plantas Autóctones para Espaços Verdes

Sul Informação - Lagoa candidata-se ao “Projeto Acessibilidade 2.0 – Algarve + Acessível para Todos”

Lagoa candidata-se ao “Projeto Acessibilidade 2.0 – Algarve + Acessível para Todos”