CEBAL celebra Semana da Ciência e da Tecnologia nas escolas e com sessões online

Um dos temas será o Colab4Food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar

Sessões de demostração e experimentação científica para o pré-escolar e sessões online com os temas “Colab4Food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar” e “Produção de ingredientes para rações por fermentação em substrato sólido: aplicação na aquacultura” são a forma como o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) vai celebrar Semana da Ciência e da Tecnologia (C&T) 2022, que começou ontem, sábado e dura até dia 27 de Novembro.

Nos dias 21 e 24 de Novembro, em Ferreira do Alentejo e nas suas várias freguesias rurais, decorrem as sessões de demostração e experimentação científica para o pré-escolar atividades exploram o tema “Fósseis das Plantas” e pretendem despertar a curiosidade natural das crianças e dar a conhecer a importância da Ciência.

No dia 24, quinta-feira, às 11h30, decorrerá a sessão online “Colab4Food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar”, com Miguel Teixeira, diretor científico e executivo do Colab4Food.

A sessão, de entrada livre, decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…” e dá a conhecer ao público este laboratório colaborativo para a inovação da indústria agroalimentar, «que tem como propósito desenvolver soluções inovadoras ao nível de produtos alimentares nutritivos, processos sustentáveis e economia circular», segundo o CEBAL.

A sessão poderá ser acompanhada em direto aqui.

Ainda inserida nas comemorações da Semana C&T, no dia 29 de Novembro, às 11h00, realiza-se a sessão online “Produção de ingredientes para rações por fermentação em substrato sólido: aplicação na aquacultura”, com Isabel Belo, da Universidade do Minho, e Helena Peres, da Universidade do Porto, no âmbito do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, em parceria com o Fórum de Economia Circular do Alentejo (CCDRAlentejo).

«Nesta sessão será abordada a valorização de coprodutos agroalimentares, como dreche e bagaços da indústria do vinho e do azeite, que através de processos de biotecnologia industrial são transformados em matérias-primas de elevado valor nutritivo passíveis de serem incorporadas em rações para animais, nomeadamente para a aquacultura», descreve o centro.

A sessão decorrerá via zoom, neste link.

O webinar “Colab4Food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar” inserem-se no projeto “WinBio – Waste&Interior&Bioeconomy: da Ciência às Empresas para o Desenvolvimento da Bioeconomia Circular e Sustentável no Interior, cofinanciado pelo Compete 2020.

O webinar “Produção de ingredientes para rações por fermentação em substrato sólido: aplicação na aquacultura” é cofinanciado pelo programa “Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados para ações de Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico”.

 

 



Comentários

pub