Castro Verde aprova orçamento de quase 20 milhões para o próximo ano

Documento está «focado numa estratégia clara para consolidar a afirmação de Castro Verde como território onde é bom viver em todos os sentidos»

A Câmara Municipal de Castro Verde aprovou esta quinta-feira, 17 de Novembro, o Orçamento e Opções do Plano para 2023, no valor global de 19.640.000 euros.

Apresentado como proposta «exigente e fiel aos compromissos públicos» do executivo, o documento está «focado numa estratégia clara para consolidar a afirmação de Castro Verde como território onde é bom viver em todos os sentidos».

O Município pretende que este plano crie soluções para a consolidação de Castro Verde como “centro” sub-regional com as capacidades apropriadas em áreas essenciais como a educação, saúde, cultura e desenvolvimento económico.

A conclusão de obras em curso está em destaque neste orçamento com a requalificação da Escola Secundária e a criação da Zona Empresarial.

Em 2023 terão ainda plena execução mais duas empreitadas que complementam estas iniciativas: os arranjos exteriores da Escola e o abastecimento de água da Zona Empresarial, o que perfaz uma estimativa de cerca de 3.100.000 euros de investimento para a conclusão do conjunto destes projetos.

Para a autarquia, a requalificação da Escola Secundária e a criação da Zona Empresarial são «medidas complementares e fundamentais para consolidar a fixação e atração de pessoas para o concelho de Castro Verde».

 

 

Além disso, a Câmara estima avançar em 2023 com obras de requalificação da Estrada Municipal 535 (Castro Verde/Casével/Estação de Ourique) e do Centro de Transportes de Castro Verde. O mesmo sucederá com a reabilitação urbana do eixo Largo Vítor Prazeres/Rua António Francisco Colaço e com a melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais. O conjunto dos projetos implicará investimento municipal a rondar os 2.100.000 euros.

A requalificação do Estaleiro Municipal, o apoio constante para a valorização do património, como a Basílica Real de Castro Verde, e a aquisição de um novo autocarro elétrico são ainda objetivos.

«Num Orçamento amplo e dinâmico, o Executivo Municipal assume a vontade de cumprir, no segundo ano do atual mandato, mais uma etapa com a execução de compromissos e propostas largamente aprovadas pela população do concelho», refere a nota.

O Orçamento foi aprovado pelos eleitos do PS, com a abstenção dos vereadores da CDU. Os documentos deverão ser apreciados e votados na Assembleia Municipal nos primeiros dias de Dezembro.



Comentários

pub