Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os membros do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) colocaram os seus cargos à disposição na sequência de uma «falha grave» na morgue do Hospital de Faro que trocou dois cadáveres, na passada quinta-feira, 3 de Novembro. 

Num esclarecimento enviado às redações, a administração do CHUA revelou que um dos corpos foi «indevidamente recolhido pela agência funerária para cremação», cremação essa que já ocorreu.

A situação não tinha sido ainda tornada pública e levou a esta decisão drástica da Administração.

infraquinta rumo à sustentabilidade

O CA do CHUA diz que já «contactou as famílias, lamentando profundamente o sucedido e tendo disponibilizado todo o apoio e suporte psicológico necessários».

A administração do CHUA lamenta também este «grave incidente», apresentando «às famílias as mais profundas desculpas e condolências, acompanhando-as neste momento de dor, agravado pela perturbação das exéquias dos seus entes queridos».

Segundo o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, os «procedimentos de confirmação e verificação da identidade dos falecidos obedecem a várias normas de segurança, bem definidas na instituição, pretendendo o inquérito [interno] apurar os factos que estiveram na origem do erro e implementar alterações que se afigurem como necessárias».

Esta tomada de posição do CHUA – de colocar os lugares à disposição – surge apenas três dias depois de Manuel Pizarro, ministro da Saúde, ter estado no Algarve para a inauguração do “novo” Hospital Terras do Infante e de novas valências no Hospital de Faro.

Será, de resto, agora o próprio Ministério da Saúde a decidir se aceita ou não a tomada de posição do CHUA.

Contactada pelo Sul Informação, a administração dos hospitais algarvios remeteu todos os esclarecimentos para o comunicado emitido.

 

Sul Informação

 



 

 

lagos eventos

Também poderá gostar

Sul Informação - Ministra da Saúde visita hoje INEM e deverá ser confrontada no parlamento

Ana Paula Martins acusa oposição de usar mortalidade infantil para chicana política

Sul Informação - CHUA voltou mesmo a meter Nuno Marques em tribunal “à revelia” do Ministério Público

ULS Algarve «sem ocorrências críticas» a registar devido ao apagão

Sul Informação - Telefone não pára de tocar, Aeroporto e hospitais do Algarve a funcionar com geradores

Telefone não pára de tocar, Aeroporto e hospitais do Algarve a funcionar com geradores