Violante Saramago Matos fala com alunos de Montemor-o-Novo

Violante Matos trouxe aos alunos uma partilha intimista da vida do escritor

Violante Saramago Matos, filha do escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, esteve esta sexta-feira, dia 14, à conversa com alunos na Escola Secundária de Montemor-o-Novo.

A sessão foi aberta pela professora Carla Alface e pelo vereador da Cultura e Arte Henrique Lopes, que leu alguns excertos das obras de José Saramago, assim como destacou o Roteiro Literário Levantado do Chão.

 

 

Violante Matos trouxe aos alunos uma partilha intimista da vida do escritor, através de alguns episódios que marcaram a sua infância. Destacou, entre outros aspetos, a sensibilidade do escritor José Saramago, recordando o discurso de Estocolmo em que o laureado Nobel da Literatura evocou a Carta dos Direitos Humanos.

Lembrou também as origens humildes e o carinho do autor para com os seus pais e avós.

Violante Matos trouxe alguns documentos inéditos, como a carta que o pai lhe escrevera em 1973, da qual só recentemente teve conhecimento, por, na altura, se encontrar presa por participação na luta estudantil pela defesa da democracia.

“De memórias nos fazemos” é a sua mais recente obra que, no ano do centenário, vem prestar homenagem ao pai, homem e escritor José Saramago. Esta importante partilha veio, seguramente, reforçar os laços entre o concelho de Montemor-o-Novo e o autor José Saramago.

 

 



Comentários

pub