Participar numa feira que acontece na região algarvia, mas que tem muito de estrangeiro, e num evento dedicado à natureza, também dentro de porta, e realizar uma fam trip focada no segmento do desporto são as formas como o Algarve se vai promover enquanto destino turístico, em Outubro.
Este fim-de-semana, dias 8 e 9 de Outubro, a Região de Turismo do Algarve (RTA) vai marcar presença na Feira BLIP Expo – Better Living In Portugal, no Portimão Arena, com um stand promocional do destino, «espaço dinamizado em parceria com a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), onde estarão também produtores de vinho regionais para divulgar, vender e dar a provar os seus vinhos», segundo o Turismo do Algarve.
O certame é organizado pela Associação de Estrangeiros Residentes e Proprietários em Portugal (AFPOP), «apresenta produtos e serviços para se viver melhor em Portugal, e conta com o envolvimento direto da RTA para prestar informação turística sobre a região aos visitantes».
Entre os dias 18 e 22 de Outubro, Aljezur acolhe o evento “Algarve + Sustentável”, que reúne a Bienal de Turismo de Natureza e o Algarve Nature Fest, «tornando-se na maior iniciativa de turismo de natureza do Algarve».
Coorganizado pela RTA, em conjunto com a Câmara Municipal de Aljezur e a Associação Vicentina, o evento «tem como objetivo responder às necessidades dos stakeholders na promoção dos lugares, das atividades, das boas práticas e do conhecimento em torno do turismo sustentável na região».
O primeiro dia é dirigido aos mais jovens, seguindo-se depois três dias para profissionais (19 a 21) e um último dia aberto, para o público em geral, num evento que este ano prevê oficinas de conhecimento, debates, exposições e atividades de natureza.
A RTA vai ainda reforçar a sua aposta no mercado espanhol, através de uma fam trip que decorrerá de 19 a 22 de Outubro, organizada em conjunto com a Associação Turismo do Algarve (ATA).
«Esta ação pretende divulgar a oferta de turismo desportivo do Algarve a operadores turísticos de Espanha, e através da ATA também do Reino Unido e dos Países Baixos, e surge inserida no projeto Internacionalizar + Algarve 2.0, o qual a RTA e a ATA integram com a perspetiva de estimular a partilha de conhecimento entre parceiros, a capacitação das PME do Algarve para a internacionalização e o desenvolvimento de mecanismos inovadores de acesso a novos mercados estrangeiros», enquadra a região de turismo.
Estas iniciativas surgem no âmbito da promoção do Algarve no mercado interno alargado (Portugal e Espanha), uma das principais competências da entidade regional de turismo, além da animação e da informação turística.