Sapadores Florestais de Ourique recebem nova viatura

Sapadores Florestais são trabalhadores especializados

Os Sapadores Florestais de Ourique vão receber uma viatura nova do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para o desenvolvimento das suas atividades preventivas.

A cerimónia nacional de entrega simbólica das viaturas decorreu na Marinha Grande.

A Câmara de Ourique explica que os Sapadores Florestais são trabalhadores especializados com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de gestão florestal e de defesa da floresta.

Podem realizar tarefas como silvicultura preventiva, nomeadamente a gestão de combustível florestal, recorrendo a técnicas manuais, moto manuais, mecânicas ou fogo controlado, entre outras; manutenção e proteção de povoamentos florestais, promovendo a gestão florestal e o controlo de agentes bióticos nocivos;
-Silvicultura de caráter geral; instalação, manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão rural.

Podem ainda desenvolver atividade na sensibilização das populações, de vigilância, primeira intervenção e apoio ao combate a incêndios rurais, apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo, e em ações de estabilização de emergência que promovam a recuperação do potencial produtivo.

O Município de Ourique acrescenta que tem mantido um «forte compromisso com a prevenção e o combate aos incêndios rurais, quer através dos apoios aos Sapadores Florestais, quer no apoio aos Bombeiros Voluntários de Ourique, pilar fundamental da resposta de socorro e de emergência das populações».

 

 



Comentários

pub