Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

«Vou dedicar o melhor da minha atenção para garantir que passe a haver resposta pública plena no Algarve a todas as necessidades dos doentes oncológicos», afirmou Manuel Pizarro, ministro da Saúde, na Comissão Parlamentar de Saúde, que decorreu esta quarta-feira, 19 de Outubro.  

As declarações do titular da pasta da Saúde surgiram ontem, dia em que o PSD Algarve acusou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) de enviar os doentes oncológicos para tratamentos de radiocirurgia em Sevilha.

«Eu sou muito sensível ao tema da comodidade dos doentes, já chega ter um diagnóstico de uma doença oncológica. Mas diria que vou dedicar o melhor da minha atenção para garantir que passe a haver resposta pública plena no Algarve a todas as necessidades dos doentes oncológicos, porque o que não pode acontecer é o setor público ficar capturado pelo interesse de um privado, que fica a definir sozinho qual é o preço pelo qual presta um determinado cuidado», frisou Manuel Pizarro na Comissão Parlamentar.

vamos à vila 2025

Em declarações ao Sul Informação, Horário Guerreiro, diretor clínico do CHUA, confirmou que os tratamentos de radiocirurgia estão a ser feitos em Sevilha, afirmando que se trata de «uma única deslocação do doente» e que a unidade espanhola, que ganhou o concurso, garante «condições de excelência aos pacientes».

Na Comissão Parlamentar, o ministro realçou ainda que o concurso para construir o Hospital Central do Algarve, em Parceria Público Privada (PPP), deverá ser lançado em 2023.

«Qualquer decisão que o Governo viesse a tomar hoje sobre o lançamento de uma PPP para a gestão clínica de um hospital demoraria quatro a cinco anos a concretizar-se», já havia referido o ministro.

«Coisa diferente é a utilização das PPP para construção e manutenção das infraestruturas hospitalares e, aí sim, confirmo que mantemos essa intenção, não apenas em relação a Lisboa Oriental, mas no novo projeto do Hospital Central do Algarve, em relação ao qual eu espero que, durante o ano de 2023, possamos ter completamente preparado o programa funcional que dará corpo ao caderno de encargos que permita lançar esse processo concursal», afirmou Manuel Pizarro.

 

Sul Informação



recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

calor sol verao1 foto arquivo internet

DGS recomenda medidas de proteção face ao calor nos próximos dias

aldeia-de-el-rocio-ermida

El Rocío tem quase 13.000 lugares de estacionamento durante a romaria de Junho

Passagem Eurorregião AAA Alentejo para Algarve 2025 (3)

Algarve apresenta proposta para aprofundar cooperação da Eurorregião AAA