Ourique homenageia o comendador Hélder Mendes com ciclo de cinema

Exemplo de Hélder Mendes já foi igualmente reconhecido pela República Portuguesa com a atribuição da Comenda da Ordem do Infante D. Henrique

O Município de Ourique vai homenagear, uma vez mais, o Comendador Hélder Mendes, desta vez com um ciclo de cinema, a decorrer naquela vila alentejana de 14 a 27 de Outubro.

«O Comendador Hélder Mendes, ilustre ouriquense, realizador, pioneiro da televisão em Portugal, está ligado a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal. Foi um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa. Filmou a guerra colonial. Mergulhou nos mares, para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco. Filmou Maria Callas em Lisboa, naquele que ficou para a história como o melhor registo sonoro da voz da diva da ópera», recorda a Câmara de Ourique.

Nos anos 60, logo no início da sua carreira, filmou o documentário «Homens na Falésia», transmitido no programa da RTP “Desporto e Natureza”.

Durante o seu trabalho na RTP, Hélder Mendes foi responsável por reportagens e documentários, nomeadamente sobre questões ligadas ao Algarve. Por ser também mergulhador, filmou e realizou para a televisão portuguesa, o famoso documentário “Os misteriosos barcos do rio Arade”, descobertos na sequência das dragagens feitas no rio em 1970, e transmitido, pela primeira vez, em Julho de 1972.

 

 

Foi ainda autor do documentário “Almadrava”, filmado por Helder Mendes em 1968, também para a RTP, oportunidade para recordar um dos últimos momentos da pesca do atum na costa algarvia, organizado pelo Arraial Ferreira Neto, de Tavira.

Hélder Mendes «tem também demonstrado o seu amor à terra que o viu nascer, Ourique, empenhando-se afincadamente, ao longo dos anos, na defesa e divulgação do património histórico, cultural e arqueológico do concelho», sublinhou a Câmara de Ourique quando, em 2019, lhe atribuiu a Medalha de Mérito Municipal.

Nos tempos mais recentes, Helder Mendes tem estado ligado às investigações promovidas pela ORIK – Associação de Defesa do Património de Ourique, para descobrir o local do mítico castelo de Ourique.

Tem sido, por isso, «uma vida plena de compromissos com a atualidade, a natureza, a cultura e a realização de trabalhos de excelência no registo e transmissão audiovisual de diversos acontecimentos, produções e realizações».

O exemplo de Hélder Mendes já foi igualmente reconhecido pela República Portuguesa com a atribuição da Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, acrescenta ainda a autarquia.

Assim, celebrando a ligação de Hélder Mendes ao mundo das imagens em movimento, o ciclo de cinema apresenta quatro filmes ligados à natureza, no Cine Teatro Sousa Telles, em Ourique de acordo com a seguinte programação:

14 de Outubro, sexta-feira, 21h30 – A Costa das Cegonhas- Retrato Natural do Sudoeste
(Esta exibição contará com a presença do realizador Ricardo Guerreiro para conversa após a exibição)
15 de Outubro, sábado, 21h30 – A Caçadora e a Águia
22 de Outubro, sábado 21h30 – I Am Greta – Uma força da natureza
27 de Outubro, quinta-feira 10h30/14h30 – O Arco Mágico (Filme infantil)

 

 

 



Comentários

pub