Nova rota para ver aves em Mértola e Castro Verde abre com passeios gratuitos

Iniciativa é da Portugal Wildscapes, com o apoio dos Municípios de Mértola e de Castro Verde e cofinanciamento do Alentejo 2020

A nova Rota de Observação de Aves vai ser inaugurada no último fim de semana de Outubro, com uma série de passeios guiados e gratuitos nos concelhos de Mértola e de Castro Verde.

A iniciativa é da Portugal Wildscapes, com o apoio dos Municípios de Mértola e de Castro Verde e cofinanciamento do programa operacional Alentejo 2020.

A Rota de Observação de Aves – ou Birding Trail – é uma nova estrutura que pretende dar apoio aos visitantes interessados em ver aves, que chegam ao território destes dois concelhos do Baixo Alentejo.

Nesta primeira fase da Rota, que vai ser inaugurada nos dias 29 e 30 de Outubro, existem 10 pontos para descobrir, cobrindo habitats muito distintos que vão das estepes cerealíferas e dos vales fluviais escarpados, até aos açudes e barragens.

A participação nas atividades é gratuita, e no sábado de manhã há uma visita exclusiva para operadores turísticos. Quem tiver interesse em participar nesta visita, deve contactar diretamente o Município de Mértola através do email [email protected].

A Rota nasce de uma necessidade de melhorar a infraestrutura de visitação e a experiência dos visitantes interessados em observar aves.

João Jara, empresário da área do turismo de birdwatching e um dos coautores da Rota, explicou que «muita gente chega ao território com a expectativa de ver aves, mas não sabe onde se dirigir nem que espécies encontrar nas diferentes estações do ano».

«A nossa empresa traz visitantes com alguma frequência, mas há muitos turistas que vêm autoguiados e em autonomia, para os quais uma estrutura destas faz todo o sentido. A Rota também pode ser muito útil para os operadores não especializados, nomeadamente os da região”», acrescentou.

Os 10 pontos de observação já identificados nesta primeira fase ligam as freguesias de São João dos Caldeireiros, Alcaria Ruiva (em Mértola), São Marcos da Ataboeira e Entradas (em Castro Verde). Mas está já a ser estudada a expansão da rota para outras freguesias de Castro Verder, Mértola e mesmo de Serpa.

As atividades no sábado à tarde e no domingo são abertas à participação de todos, e consistem em passeios de observação de aves guiados em diferentes pontos do território.

Os participantes devem deslocar-se entre os pontos em viatura própria. As inscrições devem ser feitas em: bit.ly/rotaaves.

 

 



Comentários

pub