Feira da Caça de Mértola está de volta para «promover o património cinegético do concelho»

Entre os dias 21 e 23 de Outubro

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

A Feira da Caça está de volta a Mértola, entre 21 e 23 de Outubro, no Pavilhão Multiusos Expo, com muita animação e o objetivo de «continuar a celebrar e promover o património cinegético do concelho, assim como as suas potencialidades turísticas e económicas».

Quem o diz é Mário Tomé, presidente da Câmara, que, em conversa com o Sul Informação, acrescenta que as grandes novidades do certame estão logo à entrada, onde será possível encontrar uma demonstração de animais vivos.

«A ideia é mostrar logo à entrada que não estamos numa feira qualquer e que aqui as atividades cinegéticas são o nosso foco», continua o autarca.

Além disso, haverá este ano uma nova disposição dos expositores, mais armeiros, um novo parque exterior, mais atividades cinegéticas e uma exposição de fauna viva diversificada.

«A caça é um dos pilares económicos do concelho, mas são também os caçadores que fazem muitas vezes a gestão das terras e das paisagens. Por isso, queremos também mostrar que a caça vai muito além do setor económico da região», remata o edil.

Nesta 13º edição, haverá ainda espetáculos com Jorge Guerreiro, Cláudia Martins & Minhotos Marotos e Quim Barreiros, a fechar em grande o evento no final de tarde de domingo, mas também colóquios com temas muito interessantes e as famosas refeições tradicionais de pratos de caça.

No dia 21, o programa inclui Observação de Fauna em Zona de Caça com Linces (7h30), enquanto a inauguração oficial, que conta com uma atuação do Grupo Coral Caldeireiros de São João e uma demonstração Falcoaria, está marcada para as 18h00.  Haverá igualmente um showcooking “A Cozinha da Avó” (19h30), entre outras atividades.

No sábado, 22, às 7h00, há a 12.º Taça Ibérica de Santo Huberto. Às 14h00, começam os colóquios e, meia hora mais tarde, tem lugar a entrega dos prémios da Taça. Às 16h00, é apresentado o vídeo da Montaria da XIIII Feira de Caça, enquanto às 17h00 há uma demonstração de Cães de Parar.

No domingo, quem quiser observar fauna numa zona de caça onde há linces terá de se levantar bem cedo (7h30). Para meia hora depois, está marcado o 10.º Campeonato Nacional de Caça de Salto “Fernando Pereira”, cuja entrega de prémios será às 15h00.

Na sexta-feira e sábado, o programa dura até às 4h00 e no domingo até às 19h00.

Consulte o programa completo aqui.

 




Comentários

pub