Exposição «Memória e Mitos – o Touro na obra de Jorge Vieira» abre dia 15 em Beja

Mostra pode ser vista até 18 de Março próximo

A exposição «Memória e Mitos – o Touro na obra de Jorge Vieira», que comemora o centenário do escultor, abre no dia 15 de Outubro, às 15h00, no Centro de Arqueologia e Artes, em Beja. Pode ser vista até 18 de Março próximo.

«Esta exposição celebra Jorge Vieira, por ocasião do seu centenário, proporcionando o contacto com uma das obras maiores da arte portuguesa do século XX. Através dela, é possível compreender valores da arte moderna, nomeadamente os confrontos entre a figuração e a abstracção. Para Jorge Vieira, esta foi uma questão essencial, manejada numa perspectiva de articulação, não de oposição», escreve Raquel Henriques da Silva.

O ponto de vista que se escolheu é «temático, centrado na figura do Touro, mas com articulações inesperadas que vão da auto-representação à elaboração de séries percorridas por uma inventividade transbordante».

O tema «abre um fundo território de memória e de mitos. Por espantosa coincidência, o escultor Jorge Vieira, lisboeta e cosmopolita, escolheu Beja para acolher um pequeno museu com peças que ofereceu ao Município. Não sabia ele então que o Touro simboliza esta prestigiada cidade, não só desde a sua fundação romana, mas muito mais atrás, como a literatura regista e a arqueologia confirma», acrescenta Raquel Henriques da Silva.

Para Jorge Vieira, «a modernidade tinha raízes pertinentes, por exemplo na escultura e na cerâmica antigas da área do Mediterrâneo. Por isso, os seus Touros são um elo misterioso, relacionados com antiquíssima cadeia de símbolos que teve em Beja um palco dinâmico. Não há resposta simples para estas coincidências mas as obras aqui estão: elas não explicam nada mas falam intensamente à razão e às emoções».

A organização da mostra está a cargo da Câmara Municipal de Beja/Museu Jorge Vieira e Centro de Arqueologia e Artes da capital do Baixo Alentejo.

Centro de Arqueologia e Artes de Beja
Praça da República n.º 42
7800-426 Beja
Tel. 284 311 817
Horário de terça a sábado (encerra à segunda-feira e domingo)
10h–13h / 15h–19h

 

 



Comentários

pub