Cooperativa de Moura e Barrancos aposta em novo garrafão e reduz 14 toneladas de plástico

Embalagem do Azeite de Moura DOP Virgem Extra 5 Litros e Azeite de Moura DOP Virgem 5 Litros será também mais leve

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos adotou um novo packaging que vai permitir poupar 13.902 quilos de plástico por ano. 

A mudança vai ser adotada em duas das principais referências da cooperativa: Azeite de Moura DOP Virgem Extra 5 Litros e Azeite de Moura DOP Virgem 5 Litros.

Com esta mudança, a nova embalagem apresenta-se também mais leve, com menos 44,5%, e foi desenhada para assegurar uma maior proteção da qualidade do azeite.

Com a adoção da nova embalagem, a cooperativa pretende também contribuir ativamente para a redução da pegada ecológica.

«A adoção de boas práticas ambientais é um dos pilares de atuação da Cooperativa de Moura e Barrancos que, com esta medida, não só aposta numa alternativa mais sustentável, como contribui para a redução dos resíduos de plástico no ambiente», refere a cooperativa em nota.

«O papel da cooperativa na luta pela sustentabilidade não se esgota na defesa dos mais de 20 mil hectares de olival dos seus sócios, é também visível na adoção de novas soluções, nomeadamente, ao nível da embalagem. A mudança para um garrafão mais amigo do ambiente está em linha com uma das nossas bandeiras: a defesa do património económico social, paisagístico e ambiental da região», afirma Hélder Transmontano, diretor-geral da Cooperativa de Moura.

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fundada em 1954, sendo atualmente maior cooperativa de produção de azeite em Portugal. Tem 1300 sócios olivicultores e 50 trabalhadores e produz anualmente mais de 8 mil toneladas de azeite, destinadas quer ao mercado nacional, quer internacional.

Com uma área de 20 mil hectares de olival, extraí os seus azeites exclusivamente dos frutos dos olivais dos seus sócios, num lagar com capacidade de laboração de 1200 toneladas por dia.



Comentários

pub