Congresso Nacional de Rega e Drenagem junta 120 participantes em Beja

Entre 18 e 20 de Outubro

O IX Congresso Nacional de Rega e Drenagem vai reunir 120 participantes, entre os dias 18 e 20 de Outubro, no Instituto Politécnico de Beja, num fórum de debate sobre “A Sustentabilidade do Regadio – Desafios e Oportunidades”. 

Eficiência, energia, economia e ecologia são as quatro áreas temáticas do Congresso que pretende refletir as preocupações e os compromissos deste setor estratégico da nossa economia com a melhoria do uso e da gestão da água e da energia na agricultura, o aumento da produtividade da água e a diminuição do impacto ambiental associado à rega.

«O regadio é indispensável para a competitividade e a sustentabilidade da agricultura portuguesa num cenário de alterações climáticas que impõe desafios crescentes à produção de alimentos e que, simultaneamente, exige um uso criterioso do recurso água. A nona edição do Congresso Nacional de Rega e Drenagem pretende contribuir para o debate de soluções técnicas e de opções políticas que respondam aos desafios atuais dos agricultores e das associações de regantes, entre as quais, a escalada dos custos da energia associada à rega, a disponibilidade de água para mais área de regadio, a modernização das infraestruturas de rega e a transferência de conhecimento
sobre agricultura de precisão aplicada ao regadio», afirma Gonçalo Morais Tristão, presidente da Direção do Centro Operativo e Tecnológico do Regadio, a entidade que organiza o Congresso em parceria com várias entidades públicas e privadas.

O programa irá conter mesas redondas com convidados especialistas em Agricultura e Ambiente, bem como a apresentação de projetos de investigação aplicada inovadores e relevantes para o futuro da Rega e Drenagem.

No dia 18 as sessões começam às 9h30 e decorrem até às 18h30. No dia 19 o programa vai das 9h00 às 20h30 e dia 20 termina às 13h00.

 



Comentários

pub