CIMBAL reúne-se com Ministro das Infraestruturas e Habitação

Aeroporto de Beja, acessibilidades rodoviárias e ferrovia foram alguns dos temas abordados

António Bota, presidente da CIMBAL, Paulo Arsénio e Rui Raposo, vice-presidentes, e Fernando Romba, primeiro secretário, deslocaram-se ao Ministério das lnfraestruturas e Habitação para se reunirem com o ministro Pedro Nuno Santos e o secretário de Estado Hugo Santos Mendes. 

No seguimento das diligências anteriormente efetuadas relacionadas com o pleno aproveitamento do Aeroporto de Beja, nomeadamente a reunião do Conselho Intermunicipal onde estiveram presentes os representantes da empresa concessionária ANA/Vinci, os representantes da CIMBAL quiseram perceber quais as perspetivas do Governo para este equipamento, nomeadamente na dinamização da sua utilização para passageiros.

Além disso, foi abordada a questão das acessibilidades rodoviárias, com especial incidência no 1P8, e no que respeita à ferrovia, a questão da modernização/eletrificação do troço Casa Branca — Beja e respetivas calendarizações previstas das intervenções.

Ainda no âmbito da ferrovia, será aberta à discussão pública em breve, após aprovação no Conselho de Ministros, a versão inicial do Plano Ferroviário Nacional, «na qual a CIMBAL terá todo o interesse em dar a sua contribuição», refere em nota, acrescentando que foi ainda abordada «a falta de cobertura dos territórios do interior, no que respeita às comunicações de voz e dados».

Também nesse sentido, a CIMBAL frisa que «irá ser lançado, em breve, concurso público que permitirá cobrir as “zonas brancas”, na quase totalidade do território, no que concerne à fibra ótica».

Na componente de telecomunicações, o concurso do 5G obriga os vencedores a dar resposta à necessidade de cobertura em, pelo menos, 90% do território das freguesias situadas em zona de baixa densidade.

 



Comentários

pub