Casa de Ficalho é o tema de mais uma conferência do ciclo “Terras e Paisagens do Sul” em Beja

Em análise, vai estar a “gestão de um grande domínio fundiário do Sul no final do século XIX”

“A Casa de Ficalho – Critérios de gestão de um grande domínio fundiário do Sul, no final do século XIX” é o mote para a próxima palestra integrada no ciclo de conferências “Terra e Paisagens do Sul”, que irá decorrer no próximo dia 21 de Outubro, às 21h30, no Museu do Sembrano, em Beja.

Ana Novais, doutorada em Engenharia Agronómica, será a oradora da iniciativa que resulta de uma parceria entre a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A oradora tem centrado a sua investigação na análise da decisão económica e das racionalidades de sistemas agrícolas e florestais e da gestão de recursos naturais, e, entre outras matérias, na análise socioeconómica das áreas rurais.

De acordo com a EDIA, «a conferência terá como base um estudo onde se discute a racionalidade económica dos grandes domínios fundiários do sul de Portugal no final do século XIX».

«Parte do pressuposto que a exploração agrícola da terra destes domínios se baseava em critérios de racionalidade económica e era sensível às transformações da economia regional e nacional, capaz de ajustar e inovar atividades em resposta a essas transformações», refere a mesma fonte.

Tomando como estudo de caso a Casa Agrícola de Ficalho, no concelho de Serpa, o objetivo é identificar e discutir os critérios de gestão – lucro, renda ou património – das explorações agrícolas associadas aos grandes domínios fundiários.

A entrada é livre e a conferência terá transmissão, em diferido, no canal Youtube da EDIA.

 
 



Comentários

pub