Campo Arqueológico de Mértola lança “Os Caminhos da Religiosidade”

Rotas estão traduzidas também em espanhol e inglês

“Os Caminhos da Religiosidade” é o nome das três novas rotas inteiramente dedicadas ao património religioso popular, que estão já disponíveis em Mértola.

Estes caminhos «dão a conhecer não só os lugares sagrados do concelho, que a população devota salvou das garras do tempo, mas também a sua história, tradições e lendas», salienta o Campo Arqueológico de Mértola, que promove o projeto.

O projeto foi apresentado no dia 17, na Sede da Junta de Freguesia de São João dos Caldeireiros, ocasião em que foi exibido o vídeo promocional,

Os percursos, divididos entre Alcaria Ruiva e São João dos Caldeireiros, a Margem Esquerda do Guadiana e as Terras do Baixo Guadiana, abrangem a totalidade das freguesias de Mértola.

Através das rotas, será possível conhecer a história das várias paróquias, igrejas rurais e capelas que constituem o rico património religioso da região, ao mesmo tempo que se usufrui das belíssimas paisagens alentejanas.

Estas três rotas fazem parte do projeto “Os Caminhos da Religiosidade”, desenvolvido pelo Campo Arqueológico de Mértola, com o cofinanciamento do Alentejo2020, Portugal2020 e da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

“Este projeto surgiu com o objetivo de promover um turismo cultural em Mértola centrado na religiosidade popular enquanto testemunho histórico e identitário da região, a par de contribuir para a sua valorização e conservação. Por se tratar de um património único e rico, acreditamos que poderá atrair novos visitantes a Mértola”, afirma a equipa do Campo Arqueológico de Mértola.

Traduzidas também em espanhol e inglês, as rotas estão disponíveis no posto de turismo de Mértola, nas juntas de freguesia do concelho, no Turismo do Alentejo e na Paróquia de Mértola.

 

 

Clique aqui para aceder:

Os Caminhos da Religiosidade
Os Caminhos da Religiosidade das Terras do Baixo Guadiana
Os Caminhos da Religiosidade da Margem Esquerda do Guadiana
O que é o Campo Arqueológico de Mértola

Associação cultural e científica sem fins lucrativos, desde a sua criação em 1978, o Campo Arqueológico de Mértola procurou desenvolver uma investigação científica multidisciplinar no âmbito das ciências sociais e humanas destinada a promover o desenvolvimento cultural, social e económico das comunidades com as quais trabalha.

Além de um interesse direto pela História e a Arqueologia, os seus grupos de trabalho têm vindo também a dedicar-se à História Local, ao património histórico, à herança artística e cultural, à Museologia e à Antropologia Física.

Declarada instituição de utilidade pública em 1995, desde 2008 está associada à Unidade de I&D da FCT Nº 0281 – Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património.

Em 2015, foi-lhe concedido o Prémio das Académicas Pontifícias do Vaticano pelo Papa Francisco.

 

 

 

 



Comentários

pub