Baixo Alentejo é uma das 60 entidades a juntar-se ao CrAFt Cities do Horizonte Europa

Através da CIMBAL, a Comunidade Intermunicipal

A Região do Baixo Alentejo é uma das sessenta entidades a juntar-se ao CrAFt Cities, um projeto Horizonte Europa para moldar em conjunto a transição para a neutralidade climática e cidades inclusivas até 2030.

Durante as Jornadas Europeias de Investigação e Inovação, a 29 de setembro, na sessão “New European Bauhaus: colaboração, comunidade e cultura para a inovação”, foram divulgadas os resultados da iniciativa CrAFt Cities, tendo a Região do Baixo Alentejo, através da CIMBAL, sido uma das entidades selecionadas.

O projeto europeu CrAFt irá fornecer apoio na implementação de modelos de transformação urbana que apoiem a transição para a neutralidade climática, tornando as cidades em modelos de referência para outras cidades na Europa.

As cidades e regiões juntam-se a um crescente movimento urbano europeu que reúne cidadãos, decisores políticos, artes, e academia para co estruturar a transição para a neutralidade climática.

Estas cidades e regiões selecionadas juntam-se às três primeiras cidades participantes (cidades sandbox), Amesterdão, Bolonha e Praga, para cocriar e testar modelos de governação colaborativa de transformação urbana.

As cidades irão empenhar-se em testar as melhores práticas nos modelos de governação local de colaboração inspirados no New European Bauhaus; trocar experiências e conhecimento entre pares através de fóruns online, reuniões físicas, visitas, acesso a materiais informativos e de capacitação e participar num grupo de reflexão/documentação da próxima geração com estudantes e comunidades juvenis.

Irão ainda receber apoio personalizado a nível local para permitir o desenvolvimento organizacional, aceder à vasta quantidade de material já desenvolvido pelas plataformas existentes, incluindo masterclasses e sessões de matchmaking e participar em campanhas de divulgação de relatos em toda a Europa sobre as trajetórias CrAFt.

 

 

 



Comentários

pub