Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

No dia 9 de Novembro, quando baterem as 11h09, a “ordem” é para baixar, proteger e aguardar um minuto, para os que aderirem a mais uma edição do exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e aberto a toda a população e a instituições.

Esta iniciativa «visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes», segundo a ANEPC.

O exercício propriamente dito consiste na prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo: Baixar – Proteger – Aguardar.

sessões de cinema de inverno

«Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa ao longo das sucessivas edições, a ANEPC tem o objetivo de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a outros setores da sociedade civil», enquadra esta entidade.

«Para tal, consideramos importante envolver as organizações – públicas e privadas – neste desígnio coletivo, procurando unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a que sejam alcançados graus de resiliência, individual e coletiva, cada vez maiores», acrescentou a ANEPC, que convida «todas as Instituições a participar nesta iniciativa pública».

Quem quiser participar, pode inscrever-se seguindo este link. Mais informação sobre o exercício pode ser encontrada no site desta iniciativa.

 

 



maozorra

Também poderá gostar

IMAGEM-lince-iberico

População de lince ibérico aumentou 19% num ano e supera os 2.400 animais

PRISÃO_GRADES_2

Prisão preventiva para suspeito de maltratar família em Viana do Alentejo

Flores do campo_papoilas_Depositphotos_43081905_L

Flores existem na Terra há 123 milhões de anos, determina estudo feito em Portugal