Alunos da Secundária de Serpa vencem concurso pela inclusão de pessoas com Psoríase

“PSOFriends – Faz uma Cena” conta com a colaboração do comediante Luís Filipe Borges

O vídeo apresentado pelo grupo “Los Chapa”, da Escola Secundária de Serpa, foi um dos três vencedores do Concurso de Talentos “PSOFriends – Faz uma Cena”, que visa combater a exclusão social e o preconceito em relação aos portadores de psoríase.

A iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Psoríase (PSOPortugal) e por Luís Filipe Borges, argumentista e comediante, com apoio da Direção-Geral de Educação (DGE), convidou alunos de todo o país «a fazer uma cena e demostrar as suas capacidades de representação artística ao “ritmo” de curtos excertos da série digital humorística “PSOFriends”».

«Ao fazê-lo, foram desafiados a vestir a pele de quem é psoriático e aprendeu a conviver com esta condição no dia-a-dia. O objetivo passou por levar estes jovens a refletir sobre as experiências e vivências destas pessoas, e criar maior empatia e compreensão entre um público jovem muitas vezes desconhecedor», segundo os promotores do concurso.

Os alunos que participaram no concurso «escolheram a cena que pretendiam representar, assim como a expressão artística de eleição – dança, música, interpretação ou outra. Os melhores vídeos foram selecionados por um júri que incluía médicos especialistas, DGE, PSOPortugal e Luís Filipe Borges e estiveram disponíveis nas redes sociais da PSOPortugal entre os dias 22 e 28 de Outubro. Os três com mais ‘likes’ foram os vencedores».

O projeto arrancou em 2021 com a série digital ‘PSOFriends’, iniciativa desenvolvida pela PSOPortugal para responder ao resultado do estudo realizado junto de jovens psoriáticos que revelou a existência de uma solidão silenciosa. Vocacionada para um público jovem, a série digital contou com Luís Filipe Borges como argumentista e ator, e descomplica a psoríase, usando o humor para ajudar a construir autoconfiança e promover a empatia.

Além do projeto da Secundária de Serpa, venceram o concurso os vídeos ‘SMART5’, da Academia BSmart, Vila Nova de Gaia, e as ‘Lontrinhas’, do Agrupamento de Escolas de Barroselas.

 

 

 



Comentários

pub