Aljustrel, Grândola e Mértola unem-se para valorizar o seu património mineiro

Bases para entendimento futuro já foram criadas

As bases para uma «cooperação permanente» entre Aljustrel, Grândola e Mértola na preservação e valorização do património mineiro e geológico foram criadas numa reunião entre os presidentes das três Câmaras Municipais alentejanas, que decorreu na semana passada.

O encontro entre Carlos Teles (Aljustrel), António Figueira Mendes (Grândola) e Mário Tomé (Mértola) visou «estabelecer as bases de entendimento para a criação de mecanismos de cooperação permanente no âmbito da valorização do património mineiro e geológico dos respetivos territórios, tendo em vista o desenvolvimento social, cultural e económico dos diferentes concelhos».

«Esta iniciativa tem igualmente por base a urgência da preservação da cultura e da identidade destes territórios, bem como dar particular visibilidade aos recursos patrimoniais e geológicos, contribuindo para a criação de rotas e de iniciativas de caráter lúdico, pedagógico, cultural e científico», segundo a Câmara de Aljustrel.

Os três concelhos partilham o facto de terem dentro das suas fronteiras territórios mineiros, os quais «foram conhecendo sucessivas fases de povoamento e exploração ao longo do tempo. As alterações espaciais provocadas pelas atividades de mineração, à semelhança do que acontece noutros setores industriais, conduzem-nos a uma categorização de paisagem cultural a defender, à luz de uma nova visão sobre a importância da ação do homem nos contextos espaciais e ambientais, com fortes implicações na afirmação sociocultural das comunidades».

«A simbiose entre património cultural material e imaterial contribui para a formação de uma identidade cultural específica ao tempo e espaço concretos», defende a autarquia.

A herança mineira dos três concelhos tem, desta forma, potencial para se tornar um ativo pedagógico, científico e turístico, «capaz de ter reflexos positivos na sociedade e economias locais, como a criação de emprego e receitas, promovendo, ao mesmo tempo, a minimização da degradação social associada ao encerramento de antigas explorações mineiras».

 

 

 



Comentários

pub