Aljustrel cria projeto inovador para combater desperdício alimentar nos refeitórios escolares

Município já apresentou o projeto ao Agrupamento de Escolas de Aljustrel

O Município de Aljustrel criou um projeto inovador contra o desperdício alimentar nos refeitórios escolares e já o apresentou ao Agrupamento de Escolas de Aljustrel.

Através de uma mascote, criada por esta autarquia, “o Brócoli”, durante o período da hora do almoço, a nutricionista do Município de Aljustrel e vários voluntários, de diferentes grupos etários, deslocar-se-ão ao refeitório escolar para incentivar os alunos a comer a dose adequada de alimentos.

Trata-se de uma iniciativa que poderá depois ser replicada em outros refeitórios escolares e que tem como objetivo «consciencializar os alunos, desde a idade em que frequentam o pré-escolar, para o benefício de consumirem a comida que lhes é servida, em quantidades adequadas, nos estabelecimentos de ensino e no dia-a-dia», refere a autarquia em nota.

A ideia é ainda alertar para a importância de ingerir grupos de alimentos que, por regra, são rejeitados, como é o caso dos produtos hortícolas.

A cada visita desta mascote ao refeitório, é verificado se cada aluno consumiu a sua refeição (sopa, segundo prato e sobremesa). Quem comer tudo, no final, é brindado com uma medalha que tem, precisamente, mensagens alusivas à temática.

Esta iniciativa foi criada pelo Município de Aljustrel e surgiu no âmbito do projeto da Rede Europeia “Volunteering City” – URBACT, do qual esta autarquia faz parte.



Comentários

pub