Vinhos do Alentejo elegem novo embaixador no Brasil, o principal mercado de exportação

Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil” decorreu na última semana

Gabriel Raele foi o vencedor da 9ª edição do concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil”, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

«A iniciativa dirigida ao maior mercado de exportação de vinhos alentejanos conta, agora, com um dos melhores sommeliers de São Paulo, que durante, o próximo ano, vai poder demonstrar aos consumidores brasileiros as particularidades únicas dos néctares da região», segundo a CVRA.

A iniciativa «pretende fortalecer a relação já existente entre o Alentejo e o Brasil, país no qual os vinhos alentejanos cresceram, no primeiro semestre deste ano, 23% em valor e 26% em volume, um balanço que reforça a liderança do mercado nos destinos de exportação».

«Esta ação, que mantemos anualmente desde 2014, é fundamental para a imagem que o mercado brasileiro tem dos nossos vinhos, reforçando a nossa presença junto destes consumidores que – sem dúvida –, valorizam os Vinhos do Alentejo e que, cada vez mais, conhecem a diversidade e particularidades da região», explica Tiago Caravana, júri da iniciativa e diretor de marketing da CVRA.

Para o responsável, o concurso tem sido, ao longo dos anos, «muito bem-sucedido, ao aproximar os especialistas de enólogos e produtores alentejanos e ao formar os sommeliers para que estes possam promover no seu mercado de origem aquilo que de melhor se faz no Alentejo».

Os jurados – Luís Lopes, editor da revista de Vinhos Grandes Escolhas; Tiago Caravana, diretor de marketing da CVRA; Ricardo Morais: wine director do Grupo JNcQUOI; Marc Pinto, wine director no restaurante Fifty Seconds; Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil –, concluíram que o grande vencedor do ano 2022 se destacou tanto no teste escrito sobre o Alentejo e seus vinhos, como no exame prático de simulação de serviço de vinhos alentejanos em contexto de restaurante, tendo demonstrado «um elevado conhecimento sobre a região e, claro, uma capacidade excecional de promover os Vinhos do Alentejo e as suas particularidades, únicas no mundo».

A iniciativa “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil” envolveu mais de 50 sommeliers brasileiros que, ao longo das duas etapas – a primeira no Brasil e a segunda no Alentejo -, aprenderam a história e conheceram o perfil dos vinhos alentejanos, através de workshops e provas.

 

 

 

 



Comentários

pub