Vai haver “Astronautas por um dia” em Beja

Evento pretende aproximar os mais jovens das áreas de conhecimento ligadas ao Espaço

30 jovens estudantes, dos ensinos básico e secundário, vão ser “Astronautas por Um Dia”, numa iniciativa que se realiza no dia 16 de Setembro, na Base Aérea nº11, em Beja. 

A iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, pretende replicar o processo de recrutamento dos astronautas profissionais através de uma campanha de voos parabólicos — que resultam num ambiente de microgravidade – a mesma que os astronautas sentem no espaço.

Lançada em Março e dirigida a todas as escolas dos 18 distritos do continente e das regiões autónomas, a iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia recebeu cerca de 500 candidaturas, das quais foram selecionados 30 estudantes do ensino básico e secundário, entre os 14 e 18 anos de idade, para realizar o voo parabólico. O processo de seleção contemplou quatro fases eliminatórias nas quais foram testados vários tipos de competências.

Este evento pretende, de resto, aproximar os mais jovens das áreas de conhecimento ligadas ao Espaço, abrindo caminho para a sua formação futura e carreira, não só no espaço, mas em todos domínios da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) adjacentes ao setor espacial.

A Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia conta com o apoio da Ciência Viva e da Força Aérea Portuguesa, e a colaboração da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, da Câmara Municipal de Beja, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da associação Mentes Empreendedoras. Foi também atribuída a este projeto o selo da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

 

 

 



Comentários

pub