Universidade Sénior de Ourique abre hoje

Iniciativa conta com o apoio do Município de Ourique e das Juntas de Freguesia do concelho

A Universidade Sénior de Ourique começa a funcionar esta segunda-feira, dia 19 de Setembro, numa iniciativa da associação Nossa Terra, sedeada na Aldeia de Palheiros.

A iniciativa conta com o apoio do Município de Ourique e das Juntas de Freguesia do concelho para a implementação do projeto no terreno, num investimento municipal de 1500 euros mensais.

A criação da Universidade Sénior de Ourique, destinada a todos os residentes no concelhom com idade igual ou superior a 50 anos, promoverá a inclusão e participação social dos seniores, através da dinamização de atividades de envolvimento intelectual e físico, contribuindo para a aquisição ou atualização de conhecimentos, e para a criação e manutenção de relações sociais e culturais.

A nova instituição contribuirá para combater o isolamento social, promover as relações interpessoais e o envelhecimento ativo, recorrendo a diferentes tipos de intervenções, que permitam a aquisição de novos conhecimentos e competências.

«A criação da Universidade Sénior de Ourique integra-se na estratégia municipal de apoio à população sénior num esforço em que a convergências de todas as vontades e recursos são bem-vindas na geração de melhores condições de vida, num quadro de bem-estar, de acesso aos bens e serviços essenciais e a novas experiências», salienta a Câmara ouriquense.

Segundo a autarquia, «o envelhecimento ativo e com qualidade de vida são um desafio para as comunidades e as instituições». Por isso mesmo, o Município de Ourique «integrou essas preocupações no amplo conjunto de apoios sociais municipais e de atividades que disponibiliza à população sénior».

 



Comentários

pub