Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

Mais de 1300 novos estudantes, nacionais e internacionais, que ingressaram na Universidade do Algarve em Cursos Técnicos Superiores Especializados (CTeSP) e em Licenciaturas, participaram na sessão de boas-vindas que decorreu, esta segunda-feira, dia 19, a partir das 9h00, no Pavilhão Municipal da Penha, em Faro.

Neste ano letivo, em todos os níveis de ensino (CTeSP, licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento) é esperado o ingresso de mais de 3500 estudantes, anunciou a UAlg.

O reitor Paulo Águas felicitou os novos estudantes por terem feito “a escolha certa”. Em relação ao novo ano letivo que agora se inicia, o reitor lembrou que “tudo somado (todos os níveis de ensino) serão mais de 10 mil estudantes a frequentar a UAlg”.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Já no que se refere aos novos estudantes que ingressaram através do Concurso Nacional de Acesso, Paulo Águas mencionou que “uma boa parte não é oriunda do distrito Faro”.

O reitor também aproveitou esta sessão para cumprimentar os cerca de 200 estudantes internacionais, grande parte oriundos da América do Sul, como é o caso do Brasil e Equador, garantindo que “tudo faremos para que a sua integração seja o mais rápida possível”.

 

Sul Informação

Segundo Paulo Águas, atualmente em Portugal mais de cinquenta por cento dos jovens, com 20 anos, encontra-se a frequentar o Ensino Superior. Em 2030, o País ambiciona ter sessenta por cento desta faixa etária.

“Estamos finalmente acima da média comunitária, mas globalmente ainda muito atrasados e temos de recuperar”. O reitor acrescentou que “se no ano passado mais de quarenta por cento da população ativa, entre os 30 e os 34 anos, já tinha completado o Ensino Superior em Portugal, ou seja, estávamos acima da média comunitária, se considerarmos toda a população ativa, de todas as fixas etárias, ainda estamos muito atrás da média comunitária”.

Por isso, “temos de continuar a apostar na qualificação e a resposta que vocês e as vossas famílias deram é precisamente nesse sentido”. A terminar, deixou o repto: “Aproveitem, disfrutem, vivam com intensidade, aprendam muito e sejam curiosos!”

 

Sul Informação

 

Fábio Zacarias, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), iniciou o seu discurso destacando e saudando os principais intervenientes desta cerimónia: “os colegas e amigos estudantes”.

O presidente da AAUAlg enumerou as várias vertentes em que a Associações trabalha, assim como os vários núcleos que a compõem. Em nome da AAUAlg apresentou total disponibilidade para ajudar os novos estudantes, referindo: “a nossa sede está sempre de portas abertas para vos receber”.

No seu discurso agradeceu ainda aos pais e famílias de todos os novos colegas que, “perante alguns obstáculos, não desistiram de lhes proporcionar o privilégio de estudar.”

 

Sul Informação

 

Rogério Bacalhau recordou a tomada de posse de Paulo Águas, em 2021, onde o reitor referiu que “a sua motivação era continuar a trabalhar para que a UAlg prosseguisse o percurso da crescente afirmação nos planos regional, nacional e internacional”.

Segundo o presidente, “esse trajeto de crescimento reflete-se nos números que mostram que a Universidade tem hoje mais estudantes e diplomados”.

Rogério Bacalhau referiu-se ainda aos prémios e à presença nos rankings internacionais que também revelam o prestígio da Academia e destacou o clima de proximidade entre todas as instituições regionais, entre as quais a Câmara Municipal de Faro, bem como os projetos desenvolvidos em parceria, que também têm contribuído para o sucesso da UAlg.

O presidente do Município acredita que “juntos, trabalhando em cooperação, somos mais fortes, podemos com facilidade originar valor, diversificar a nossa base económica, apostar na preparação de melhores profissionais e na criação de emprego qualificado”.

Depois desta sessão conjunta de boas-vindas, os novos estudantes serão também acolhidos nas respetivas Unidade Orgânicas, onde receberão informações mais pormenorizadas sobre o funcionamento das mesmas.

Para melhor acolher e integrar os novos estudantes, proporcionando-lhe experiências únicas e enriquecedoras, até 26 de setembro vão realizar-se várias atividades solidárias, sociais, culturais e desportivas.

Todas as atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória clicando aqui.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
vilavitaparc

Também poderá gostar

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg

Foto (Arquivo)

OPTO em Albufeira arranca na quarta-feira e espera milhares de alunos

CR_Fotos de Faro_IPDJ

Mostra de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira abre em Faro