Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O executivo municipal de Odemira dinamizou uma Semana Aberta nas Freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Luís e São Salvador e Santa Maria, entre os dias 12 a 16 de setembro, com o objetivo de promover uma gestão autárquica do território mais próxima e participada.

A terceira Semana Aberta foi dedicada à faixa central do território, que concentra importantes respostas e equipamentos. A iniciativa incluiu reuniões temáticas com entidades parceiras do Município nas áreas da Educação, Social, Economia e Desporto, a visita a obras em curso e investimentos previstos, a realização de uma Reunião de Câmara descentralizada (na Sociedade Recreativa Sanluizense) e o atendimento descentralizado do executivo municipal.

Nas áreas da Intervenção Social e Educação, foram realizadas visitas e reuniões com a TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira, Casa do Povo de São Luís, Santa Casa da Misericórdia, Escola Profissional de Odemira e Agrupamento de Escolas de Odemira.

jf-quarteira

No Desporto, o programa contou com reuniões com o Clube Fluvial Odemirense, Juventude Clube Boavista, Sport Clube Odemirense e Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira.

Na área do Desenvolvimento Económico, a ACL – Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine recebeu o executivo para dar conta da sua dinâmica.

O setor turístico esteve em atenção com a realização de reuniões entre o Executivo Municipal, a presidente da Assembleia Municipal e a Associação Rota Vicentina, Casas Brancas e empresários do sector turístico, para analisar o regresso da atividade neste período de pós-pandemia, levantamento de necessidades e conhecer os projetos em desenvolvimento para tornar Odemira um território cada vez mais reconhecido pela sua oferta de qualidade.

O programa incluiu ainda uma reunião com as associações de caçadores das três freguesias, numa ação de auscultação que visa contribuir e reforçar a atividade cinegética do concelho.

Foram visitadas várias infraestruturas, como o Estádio Municipal da Boa Esperança, Pavilhão Multiusos, Zona Industrial e Viveiro Municipal em Boavista dos Pinheiros, a Estação de Transferência da AMBILITAL em Odemira, o Cais da Casa Branca, a obra da Extensão Local de Saúde, o espaço atual da EB1 e o Polidesportivo de São Luís.

Foi ainda visitada a ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais desta freguesia, com a presença da Administração da AgdA – Águas Públicas do Alentejo e um grupo de cidadãos da freguesia, para reforçar a necessidade de investimento numa nova infraestrutura e demonstrar o empenho do Município na sua concretização.

Também o Miradouro da Serra de São Domingos recebeu uma visita de campo, com a presença de representantes da empresa Navigator, com o objetivo de desenvolver uma estratégia conjunta que potencie a riqueza paisagística e diversidade de recursos do local.

O presidente da Câmara de Odemira (Hélder Guerreiro) foi acompanhado pelos vereadores e presidentes das Juntas de Freguesia de Boavista dos Pinheiros (Miguel Lourenço), São Luís (Manuel Campos) e São Salvador e Santa Maria (Mário Santa Bárbara).

Os dirigentes dos serviços municipais participaram num dos dias da iniciativa, que culminou com uma reunião de balanço da atividade autárquica entre o presidente da Câmara, os vereadores e os presidentes das Junta de Freguesias do concelho.

As Semanas Abertas nas Freguesias são uma iniciativa de democracia participativa, que decorre o programa de governação “Odemira 21_25” e que assume a participação cidadã como a base da gestão municipal e da intervenção do poder local no processo de desenvolvimento do concelho.

A próxima Semana Aberta será dinamizada entre os dias 21 e 26 de Novembro, nas Freguesias de Colos, São Martinho das Amoreiras, Relíquias e Vale de Santiago.

 

 



festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Stethoscope and heart isolated on white

Em Maio, Odemira faz “Tudo em Prol do Coração”

INEM 23

Criança ferida em atropelamento ferroviário em Odemira helitransportada para Lisboa

comboios_linha ferroviaria_ferrovia_er_02

Rapaz de 12 anos com ferimentos graves em atropelamento ferroviário em Odemira