IPBeja tem 318 novos estudantes colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso

Foram preenchidas 62,23% das vagas disponíveis

318 novos estudantes foram colocados, nas 16 licenciaturas do Instituto Politécnico de Beja,, através da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), o que representa o preenchimento de 62,23% das 511 vagas.

“De registar muito positivamente que 7 desses 16 cursos preencheram a totalidade das vagas”, sublinha o Politécnico de Beja, em comunicado.

Estes 318 novos estudantes vão, agora, juntar-se aos 235 candidatos já colocados nas licenciaturas do IPBeja, através dos concursos locais, nomeadamente, dos “concursos especiais” (71 colocados), dos “concursos para titulares de grau académico” (6 colocados), dos “concursos para os detentores dos cursos de dupla certificação e cursos artísticos especializados” (33 colocados) e, do “concurso para os estudantes internacionais” (125 colocados), perfazendo, neste momento, um total de 553 novos estudantes em condições de frequentar o 1.º ano.

Desta forma, os 553 novos estudantes permitem ao IPBeja encarar as próximas fases do concurso com “otimismo”, tendo o Politécnico de Beja a expectativa que “os alunos colocados através dos concursos locais irão garantir o preenchimento das vagas dos cursos menos procurados através do CNA”.

Destaca ainda que “o número de novos estudantes já colocados nesta fase permitem ao IPBeja encarar a 2ª fase do CNA (que irá decorrer de 12 a 23 de setembro) com tranquilidade”.

Contudo, o IPBeja relembra que “no presente ano, de acordo com a nota da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), nesta 1.ª fase apresentaram-se a concurso 61.507 candidatos, numa diminuição de 3,9% dos candidatos a nível nacional face à mesma fase do ano anterior”.

De acordo com a mesma nota, “das 54.641 vagas colocadas a concurso, sobraram 5.284 para a segunda fase do CNA o que representa uma diminuição de 17,3% em relação à mesma fase do concurso de 2021”.

O Instituto Politécnico de Beja refere, ainda que “toda a comunidade está agora preparada para acolher os novos estudantes procurando, desde a primeira hora, corresponder às melhores expectativas daqueles que escolheram estudar no nosso Instituto”.

 



Comentários

pub