A Ilha de Tavira recebe os primeiros cinzeiros “Biataki”, que agora podem ser encontrados ao longo do passadiço principal de acesso à praia.
Esta é uma ação de cariz ambiental que pretende, segundo a autarquia, «criar condições para a colocação das pontas dos cigarros, assim como fomentar a adoção de comportamentos de prevenção do meio ambiente, numa ótica de economia circular».
Todas as beatas colocadas, nestes cinzeiros, serão encaminhadas para a rede Biataki, no âmbito do projeto de investigação BiataCircula, que tem como objetivo a descontaminação e revalorização das beatas, através do cultivo de cogumelos (micélio Ostra), que se traduzirá em “ecotijolos” impermeáveis, resistentes a fogo e com baixo peso, numa perspetiva de economia circular e valorização dos resíduos.
Em nota, a autarquia frisa que se prevê que os apoios de pescas das várias freguesias sejam contemplados também com estes cinzeiros e que é intenção alargar, na próxima época balnear, esta rede às restantes praias do concelho.