Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Cinema em Milreu, Concertos ao Entardecer e uma exposição. Em Setembro, de Sotavento a Barlavento, há muito para ver e ouvir, em iniciativas apoiadas pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

As Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, voltam a receber sessões de cinema ao ar livre nos dias 10, 17 e 24 de Setembro, uma iniciativa da Cinemalua – Associação Cultural, no âmbito da 9.ª edição do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

O “Cinema nas Ruínas” apresenta três obras cinematográficas integradas na temática deste ano “Patrimónios sem fronteiras”, com uma programação que aborda o tema dos oceanos e a história de Portugal além fronteiras, com enfoque na sua odisseia marítima, e no espírito expansionista dos portugueses perante a “fronteira” do mar.

festas da cidade de olhao

A primeira sessão terá lugar no dia 10 de Setembro, às 21h30, com o filme “Oceanos”, de Jacques Perrin (2009). No sábado seguinte, dia 17, à mesma hora, será exibido “A Cordilheira dos Sonhos”, de Patricio Guzmán (2019). A última sessão apresenta o filme “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky (2021), no dia 24.

Todas as sessões serão gratuitas, mediante marcação prévia online, e estarão sujeitas à lotação máxima de 100 pessoas, sendo que os bilhetes marcados previamente deverão ser levantados no monumento, entre as 21h00 e as 21h20. Os bilhetes não marcados ou não levantados serão disponibilizados no dia da sessão, a partir das 21h20.

Também no dia 10 de Setembro, mas no Mercado Municipal de Tavira, terá lugar, às 9h30, a inauguração da exposição “Gentes do Mercado – Convivialidades, pelos UrbanSketchers Algarve”, realizada no âmbito da VIII Edição da Feira da Dieta Mediterrânica.

Este é um projeto que resulta de uma sessão informal de desenhos realizados pelos UrbanSketchers Algarve em torno dos gestos e dinâmicas do Mercado de Tavira.

Neste âmbito está ainda prevista a realização, no mesmo dia, de um workshop de “Pintura no Mercado” a ter lugar entre as 10h00 e as 12h30. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória, através de: [email protected] (sujeita à lotação).

“Gentes do Mercado” é um projeto dinamizado pela DRCAlg desde 2018, em parceria com a Resmalhar – Associação para a Sustentabilidade Local e a Associação Internacional de Paremiologia e conta ainda com o apoio do Município de Tavira.

Integrado na Feira da Dieta Mediterrânica, o projeto tem como principal objetivo a dinamização sociocultural do Mercado Municipal de Tavira, a valorização das pessoas que fazem o mercado, assim como dos seus produtos frescos, ao mesmo tempo que transmite os valores associados ao património cultural imaterial da Dieta Mediterrânica.

Quanto à Fortaleza de Sagres será palco dos “Concertos ao Entardecer”, nos dias 11, 18 e 25 de, uma iniciativa da ArQuente – Associação Cultural, apoiada pela DRCAlg, que leva a música de Bia Maria, Bandua e Mateus Verde a um dos cenários mais emblemáticos do Algarve.

Os concertos acontecem sempre às 18h00, e o primeiro é já este domingo, dia 11, com Bia Maria.

No dia 18 deSsetembro, sobe ao palco da Fortaleza Bandua. Este projeto agarra no cancioneiro popular da região da Beira Baixa e encara-o com uma reinterpretação folk electrónica.

O cantautor algarvio Mateus Verde encerra os “Concertos ao Entardecer”, no dia 25 .

Os “Concertos ao Entardecer” têm entrada gratuita, embora sujeita à lotação da sala, pelo que a reserva de lugares é obrigatória através do e-mail: [email protected].

Para mais informações, pode consultar o site da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Praca_Republica_Ponte Tavira

Tavira promove programa cultural para estimular a «experimentação, criação e partilha»

462699554_8498027910276985_2293217355390890355_n

Sociedade Recreativa Musical Luzense assinala 100 anos