Feira de Castro volta em força com tradição e inovação

Além da tradicional feira, há uma «verdadeiramente pluridisciplinar»

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

«A par do Natal, este é o outro momento de encontro anual das pessoas de Castro Verde», diz o presidente da Câmara António Brito, a propósito da Feira de Castro, que volta em força de 14 a 16 de Outubro.

«É um momento do ano marcante para quem é castrense e cá vive, para quem está fora e regressa nesta altura. Mas também para pessoas que, não sendo daqui, gostam desta feira e vêm cá, em especial da parte Norte do Algarve, do resto do Alentejo, da Margem Sul», explicou o autarca, em declarações ao Sul Informação.

É por isso que um dos momentos altos dos três dias da feira será o almoço-convívio dos Castrenses na Diáspora, marcado para sábado, 15 de Outubro.

Depois de dois anos sem feira devido à pandemia, o certame regressa agora, com um programa variado. «Sempre tivemos o cuidado de fortalecer a programação com outras atividades», nomeadamente «associadas à tradição, como é o caso do Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, do Cante ao Despique e Baldão, que já vai na sua 30ª edição, e do já habitual Desfile de Corais, que este ano conta com a participação de cinco grupos», acrescentou António Brito.

Outra aposta é o alargamento da feira «a toda a vila», nomeadamente «pondo os espetáculos na rua» e fazendo da Praça da República «a nossa sala de visitas».

«É um programa verdadeiramente pluridisciplinar», garantiu o presidente da Câmara de Castro Verde.

O impacto dos três dias de festejos na economia local é grande: «os hotéis já estão esgotados, mas isto faz movimentar também os restaurantes e o pequeno comércio».

 

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

 

E qual é, então, a programação?

Neste fim-de-semana e, em paralelo à animação da própria Feira, a Câmara Municipal de Castro Verde dinamiza um programa cultural que arranca logo sexta-feira, dia 14, às 18h00, com a abertura da Feira de Produtos Locais, na Rua Fialho de Almeida, e animação de rua com o grupo Next Combo, às 18h00 e às 21h00, na Praça da República e ruas da Feira.

À noite, a Praça da República é palco para diferentes concertos. Após o espetáculo com o popular “José Malhoa” (22h00), sobe ao palco o músico “Mizzy Miles” (23h30), para um concerto que promete muita animação.

No sábado, 15 de outubro, o dia começa com animação de rua com o grupo PorBatuka, às 11h00 e às 15h00.
Neste dia, destaque para o 3º Encontro de Castrenses na Diáspora que se realiza pelas 12h30, na EB2,3 Dr. António Francisco Colaço, e que tem como objetivo reunir, num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho.

Pelas 18h30, será inaugurada no Fórum Municipal a exposição coletiva “Este silêncio que se ouve e se escreve”, do movimento IP2N4 Art, que reúne um conjunto de trabalhos em pintura e escultura de sete artistas alentejanos.

O sábado traz ainda à Praça da República o grupo “Sangre Ibérico” (22h00) e o projeto “Route N2” (23h30).

A partir das 01h00, cabe ao DJ Pedro Simões (RFM/FridayBoyz) animar o público.

No domingo, 16 de outubro, Castro Verde recebe, a partir das 14h00, junto à Igreja dos Remédios, o programa de televisão “Somos Portugal” da TVI.

Ao longo dos três dias, haverá outras iniciativas a decorrer no âmbito do programa cultural da Feira de Castro, como o já habitual Desfile de Corais, o Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, o Cante ao Despique e Baldão, folclore algarvio com o Rancho Folclórico do Algoz, e a Feira de Aves, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde.

Muitas e boas razões para ir à Feira de Castro!

 

Recordações da Feira de Castro, em fotos de Elisabete Rodrigues | Sul Informação: 

 

 



Comentários

pub