Eletrificação da linha Casa Branca-Beja com financiamento assegurado de 100 milhões

Anúncio foi feito pelo presidente da CCDR Alentejo, em Beja

Cerca de 100 milhões de euros para a eletrificação da linha ferroviária Casa Branca-Beja, com o ramal até ao Aeroporto de Beja, estão garantidos no novo quadro comunitário.

O anúncio foi feito por Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, na tarde desta quinta-feira, dia 1 de setembro, durante a cerimónia de reabertura da Piscina Municipal Descoberta de Beja, que esteve fechada nos últimos dois anos para obras de reabilitação.

 

 

“Na OP3 do novo quadro comunitário, está a eletrificação de Casa Branca a Beja com o ramal até ao Aeroporto de Beja. Isto significa uma grande vitória para o distrito de Beja, para os bejenses e para todos nós”, indicou. “Estão aqui cerca de 100 milhões de euros garantidos para que essa operação seja feita e para que o comboio vindo de Casa Branca chegue ao Aeroporto de Beja”.

As acessibilidades rodoviárias também não foram esquecidas por Ceia da Silva. “Como presidente da Comissão de Coordenação eu exijo (…) que o Governo construa aquilo que falta da autoestrada (…) pelo menos até ao Aeroporto de Beja”.

 

 

Na cerimónia de inauguração, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, recordou que “este edifício tem uma importância grande no imaginário da população”.

 

 

“Quando chegámos à Câmara Municipal de Beja, começámos a procurar soluções para aquele que era o nosso compromisso de reabilitar este edificado. Começámos a trabalhar nesta matéria em fevereiro de 2018 e, agora, em setembro de 2022, chegámos ao fim”.

“Cá estamos com alguns meses de atraso face àquilo que era expectável, é verdade, mas com a obra concluída”, ressaltou o autarca.

O edil socialista afirmou, ainda, que se trata das “maiores obras de modernização” feitas nos 56 anos de existência da Piscina Municipal Descoberta de Beja. Foram investidos mais de dois milhões de euros nestas obras de requalificação e beneficiação.

 

 

A Piscina de Beja está aberta ao público, a partir desta sexta-feira, dia 2, e até 15 de setembro, sem o habitual encerramento às segundas-feiras. Em 2023, o espaço já vai funcionar durante toda a época balnear.

 

Fotos: CM Beja e Sul Informação

 

 



Comentários

pub