EDIA promove debate sobre “A Europa, o Alqueva e as agriculturas do Baixo Alentejo”

Conferência realiza-se no dia 29 de Setembro em Beja

“A Europa, o Alqueva e as agriculturas do Baixo Alentejo, mudanças e permanências” é o nome da conferência que vai decorrer, no próximo dia 29 de Setembro, em Beja, no auditório da EDIA.

A conferência, agendada para as 21h30, tem entrada livre e está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo. Terá como orador João Madeira, mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural.

A EDIA explica que a iniciativa pretende, “convocando a história, antropologia, agronomia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes”.

A conferência acompanhará os percursos de um conjunto de atividades relevantes nos sistemas de agricultura do Baixo Alentejo, desde a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, até à atualidade, revela a EDIA.

Acrescenta que, “ao longo deste período, analisam-se as dinâmicas observadas na expressão territorial e económica daquelas atividades e, simultaneamente, as alterações do enquadramento, em termos de políticas públicas, aplicável, não só às referidas atividades, mas ao sector agrícola como um todo”.

Realça ainda que “este enquadramento é, nesta região e para este período, maioritariamente constituído pelas várias conformações da Política Agrícola Comum (PAC), bem como pelo processo de construção e posterior entrada em operação do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA)”.

“PAC e EFMA aparecem assim como os grandes modeladores de um território desigual e, como tal, a exibir respostas diversas, onde mudança e permanência coexistem, convivendo de forma, até à data, maioritariamente indiferente, pacífica e, por vezes, até sinérgica”, sublinha a EDIA.

A conferência terá transmissão em direto no canal Youtube da EDIA.

 

 

 

 



Comentários

pub