Do Cante à disciplina de Programação e Robótica, Alvito investe na educação

Câmara investe mais de 140 mil euros

A Câmara Municipal de Alvito assinou esta segunda-feira, 19 de Setembro, com a Associação Tempos Brilhantes, um protocolo de colaboração para a implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas escolas do 1.º ciclo de Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Alvito.

Destas AEC destaca-se o Cante nas Escolas, que pretende, de forma lúdica e pedagógica, afirmar o Cante Alentejano, reconhecido em 2014 pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, como expressão da cultura local. O Cante nas Escolas será assegurado pelo grupo coral Rama Verde através de um protocolo de colaboração.

No âmbito da programação e robótica o Município irá ainda disponibilizar durante este ano letivo uma disciplina dessa área na qual serão dinamizadas atividades direcionadas para o desenvolvimento do pensamento computacional e para a programação de robôs a todos os alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade.

Também com a Associação Tempos Brilhantes foi assinado um protocolo que estipula que a associação proporcione Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF) que tem com objetivo «a educação plena, bem-estar e realização das crianças e jovens de Alvito, fazendo convergir a multiplicidade da experiência humana com a Cidadania Ativa», refere a autarquia em nota.

O horário de funcionamento também será uma novidade, pois o acolhimento das crianças poderá ser feito a partir das 8h00 e o prolongamento até às 18h30, de forma a apoiar os pais ou encarregados de educação que trabalhem fora do concelho ou com horários incompatíveis com a hora de início das aulas. Este serviço é também gratuito para os pais e encarregados de educação.

A Câmara Municipal de Alvito também já entregou aos alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo do concelho os cadernos de atividades para este ano letivo e ainda aos alunos do secundário que estudam fora do concelho.

Ainda nos apoios à educação, a Câmara Municipal de Alvito irá dar 65 euros todos os meses (propina mínima), durante 10 meses, aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior. «Quem tiver maiores carências receberá ajudas superiores, de acordo com o regulamento que irá em breve a aprovação pela Assembleia Municipal de Alvito», refere a autarquia.

Todos estes apoios referidos anteriormente ascendem a 140 mil euros.



Comentários

pub